Buy N Large

Troque as pilhas dos brinquedos dos seus filhos agora! Antes que a Terra seja transformada em um grande lixão.

Um Filme da Pixar

Sinopse do Longa Animado

Você já assistiu a animação WALL-E da Pixar?

O filme é uma jornada emocionante protagonizada por um simpático e solitário robô, que também curioso, apaixonado e muito fofo.

Essa obra cinematográfica aborda temas interessantes, como primeiro amor e consumo excessivo em massa.

Protagonismo

O robô tinha a função de manutenção e limpeza do planeta Terra após os humanos o abandonarem por conta da poluição causada pelo consumo desenfreado da população mundial de produtos Buy N Large (ou simplesmente BnL).

Vista panorâmica.
Vista panorâmica.

A História da BnL

Nascimento de um Império

Buy Yogurt + Large Industries

O império capitalista começou a florescer com a aquisição da marca de iogurte congelado Buy Yogurt pela fabricante de roupas masculinas Large Industries.

O nome inicial foi Buy N’ Large. O apóstrofo caiu mais tarde e o uso da sigla como logo se consolidou.

A Pixar se inspirou no Walmart para criar a marca fictícia. As duas começaram no varejo internacional e oferecem uma gama de produtos e serviços próprios diversificados.

Torres de lixo confundidas por arranha-céus.
Torres de lixo confundidas por arranha-céus.

O Mega Conglomerado

As Ultrastores

No ano de 2057, o conglomerado se tornou a BnL mais valiosa do mundo. Líder mundial em diversos segmentos do mercado. As lojas Ultrastores foram as principais responsáveis por essa ascensão.

BnL Ultrastore.
BnL Ultrastore.
Setores e Subsidiárias

A empresa estava presente nos mais distintos e diversos setores do mercado, foram eles:

Aeroespacial, agricultura, construção, bens de consumo, eletrônicos, energia, serviços alimentícios, pesquisas nucleares, …

… infraestrutura, meios de comunicação, medicina, produtos farmacêuticos, transporte rodoviário, serviços de viagens, …

O BnL Transit Downtown Terminal e um trem maglev.
O BnL Transit Downtown Terminal e um trem maglev.

… empréstimos bancários, finanças, cuidados com animais domésticos, fisioterapia, imobiliários, robótica, ciência/saúde, …

Buy N Large Bank.
Buy N Large Bank.

… armazenamento de dados, engenharia, reparos, portos, varejo, super-redes, serviços públicos e muitos outros.

Joalheria BnL; transporte marítimo BNL Lines; outdoor lunar e fast food Burger BnL.
Joalheria BnL, transporte marítimo BNL Lines, um outdoor lunar e fast food Burger BnL.
Os Super Megamarkets

Para atingir a alta demanda de consumo, as Ultrastores foram expandidas territorialmente para Super Megamarkets.

Lojas colossais com o tamanho de uma cidade grande, na qual, todos os negócios eram centralizados em um único lugar.

Inauguração de uma Super Megamarket.
Inauguração de uma Super Megamarket.

Consequentemente, as pessoas perderam a necessidade de sair de dentro das Super Megamarkets ou vontade em procurar marcas concorrentes.

A História da Buy N Large em português.

Monopólio

As empresas concorrentes faliram e o mega conglomerado comprou os espólios remanescentes. No mercado editorial, a Headr Inc cedeu o controle absoluto das manchetes mundiais.

O único jornal expresso mundial tinha o nome Buy N Large Times. Todo conteúdo escrito era sobre a empresa. O excesso de material promocional impresso confundia-se com as notícias no jornais.

O jornal impresso Buy N Large Times.
O jornal impresso Buy N Large Times.

Privatização do Estado

A centralização populacional, o controle da imprensa e o maior poder aquisitivo que a humanidade já viu, possibilitaram que o mega conglomerado assumisse o controle administrativo das cidades tomadas pelas lojas Super Megamarkets.

A empresa controlava os governos com políticas liberais agressivas, como privatizações de todos os bens públicos. O número estimado de subsidiárias, incluindo órgãos governamentais e centros hospitalares, era de cerca de 2 milhões.

O controle totalitário e absoluto do planeta, obrigou a criação de uma moeda global única.

Sistema monetário unificado.
Sistema monetário unificado.

Sedes Corporativas

O prédio público mais memorável adquirido pela empresa foi o lar da monarquia britânica, o Palácio de Buckingham, em Londres. A empresa converteu-o na sede matriz, devido a sua localização central no globo.

Muitos bairros, ruas e espaços foram renomeados, como foi o caso da sede regional norte-americana em Largefield, em Nova Jersey. Localizada no endereço nos prédios Buy n Large Towers, na Buy n Large Plaza, na BnL Avenue, com o código postal 08012.

Metrópole norte-americana.
Metrópole norte-americana.

Leia também! Federal Bureau of Control

Operação Limpeza

Global CEO Shelby Forthright (Shelby Willard) era o responsável pela supervisão e controle sobre os governos. Em sua gestão, o Conselho Administrativo aprovou a Operação Limpeza.

Um decreto que dava a população mundial (em média 200 bilhões de pessoas) o direito de gastar o quanto ela quisesse, levando o consumo em massa para outro patamar.

O fim da reciclagem e da sustentabilidade foram decretados por lei. As pessoas deveriam comprar mais e descartar mais!

O anúncio da Operação Limpeza.
O anúncio da Operação Limpeza.

Leia também! Vamonos Pest

Fuga do Planeta Terra

A Operação Limpeza foi um sucesso financeiro e um fracasso social. Estava impossível de morar no meio de tanto lixo.

A solução alternativa foi a conversão do primeiro cruzeiro intergaláctico, o Axiom, em um bote salva-vidas da raça humana.

Ele evacuou toda a população terrestre para o espaço sideral.

O cruzeiro intergaláctico Axiom.
O cruzeiro intergaláctico Axiom.

O Mundo Sem Ninguém

A humanidade ficou à deriva no espaço por 700 anos como refugiados e a empresa foi a única coisa que restou no planeta.

Todos os estabelecimentos, restos de produtos, embalagens, letreiros e outdoors da Buy N Large se transformaram em ruínas ao longo do tempo. Foram os últimos resquícios da humanidade na Terra.

O abandono do planeta foi gradual, as pessoas não se preocupavam mais com ele. A medida desperada de escapar desse mundo destruído era a única alternativa para a humanidade prevalecer.

A presença marcante da identidade visual do mega conglomerado predominou todo mundo. Ela não foi a causa do problema e sim a consequência dos costumes e culturas daquela sociedade consumista já extinta.

Posto de gasolina Buy N Large Gas.
Posto de gasolina Buy N Large Gas.

Planos para o Futuro

A única solução saiu do próprio responsável pela destruição do planeta. Seus métodos para controlar a população, aliená-la e deixá-la idiota também prevaleceram na tomada de decisão e divulgação dos planos.

O mega conglomerado vendeu a fuga do planeta como um refúgio de férias temporário para a humanidade. O objetivo era voltar, no caso das unidades robóticas encontrassem qualquer forma de vida vegetal no planeta morto.

Fugir dos problemas e traçar soluções a longo prazo eram comuns na empresa.

Cartazes de divulgação dos serviços do Axiom.
Cartazes de divulgação dos serviços do Axiom.

Esperança da Humanidade

A empresa deixou apenas uma unidade robótica na Terra para manutenção e limpeza. Outra unidade robótica tinha o intuito de explorar e buscar vida vegetal em novos e no antigo planeta.

Unidades robóticas.
Unidades robóticas.
WALL-E

O robô WALL-E foi o responsável por realizar a limpeza do planeta até a humanidade retornar do seu refúgio temporário. Foi ele que encontrou a primeira vida vegetal no antigo planeta em anos.

WALL-E é a sigla para Waste Allocation Lifter da Earth-class (em português, Levantador de Coleta de Resíduos da classe Terra).

Nome completo.
Nome completo.
EVE

A unidade EVE, era o robô explorador. Mandada para a terra após haver uma identificação de uma amostra vegetal pelo WALL-E. Ela confirmou, coletou e transportou essa amostra para o Axiom realizar análises.

Logo corporativo e símbolo da sua classe.

A humanidade só poderia retornar após as análises e confirmação que o planeta era seguro novamente para se viver.

EVE também é uma sigla, no caso, Extraterrestrial Vegetation Evaluator (Avaliador de Vegetação Extraterrestre em português).

EVE ao encontrar uma planta pela primeira vez.
EVE ao encontrar uma planta pela primeira vez.

O Cruzeiro Intergalático Axiom

A Arca de Noé

O Axiom foi a salvação improvisada para a raça humana. Suas funções eram entreter e paparicar os seus hóspedes ao máximo.

A empresa converteu o cruzeiro intergalático em bote salva-vidas e o transformou em uma morada temporária por um tempo indeterminado.

O nome estampado na lateral da nave espacial.
O nome estampado na lateral da nave espacial.

A vida confortável que ele oferecia fez com que a humanidade não tenha aprendido com seus erros. Logo, ela se a acomodou a essa nova vida com os mesmo comportamentos sedentários antes.

Design de Interiores

Os hábitos humanos pré-fuga determinaram o projeto do interior do cruzeiro intergalático. Independentemente, dos novos propósitos, o marketing agressivo esteve sempre presente no cotidiano dos hóspedes quase permanentes.

Sua influência arquitetônica gerava conforto excessivo. Automaticamente, as pessoas se tornaram mais preguiçosas do que antes e depois de gerações, seus corpos mudaram para se adaptarem a esta nova realidade.

O interior da nave.
O interior da nave.
Piloto Automático

A raça humana ficou cada vez mais dependentes dos robôs e dos processos de automação em seu cotidiano. Além de preguiçosa, ficou mais idiota, infantil, obediente e sem saúde.

Pessoas mimadas, alienadas e "bem" alimentadas.
Pessoas mimadas, alienadas e “bem” alimentadas.

Sem ambições, a humanidade perdeu o poder de decisão e quem teve que assumir o controle da nave foi a inteligência artificial AUTO. Responsável pelo piloto automático, comandava tudo por um mega computador central.

Capitão B. McCrea com a AUTO ao fundo da sala de comando.
Capitão B. McCrea com a AUTO ao fundo da sala de comando.

A essência dessa AI era manter as pessoas confortáveis e não dar nenhuma função manual a elas.

O retorno a Terra não fazia parte da sua programação. Manter a humanos dentro das suas instalações era a sua intenção e sua obrigatoriedade.

Se uma vida vegetal fosse coletada e confirmada, ela iria instruir as unidades robóticas a destruírem.

Incubadoras de recém-nascidos dentro da nave.
Incubadoras de recém-nascidos dentro da nave.

BURN-E e SUPPLY-R

Todos os processos eram automatizados e isso incluía toda manutenção da nave espacial. O curta animado Burn-E, spin-off do longa animado Wall-E, mostrou que por dentro das paredes, diversos outros tipos de robôs tinham outras funcionalidades para manter o cruzeiro intergaláctico funcionando.

O SUPLLY-R, com a sigla Spare Ultra Plottic Pandron Yorth Ranger (em português, algo como Dispensa Inteligente Ultra Futurista de Reposição) tem a capacidade de informar os danos internos e externos recebidos e fornecer equipamentos a outros robôs operários e peças para reposição.

SUPPLY-R e BURN-E.
SUPPLY-R e BURN-E.

Já o BURN-E, sigla para Basic Utility Repair Nano Engineer, (Nano Engenheiro de Reparo de Utilitário Básico, em português) era um robô operário e atendia os reparos solicitados pelo SUPPLY-R.

O robô operário BURN-E.
O robô operário BURN-E.

De Volta para Casa

Quando foi encontrada uma amostra vegetal na Terra, ela foi levada para a nave espacial e por pouco não foi destruída.

O Capitão B. McCrea desativou o modo automático, desligando a AUTO uma vez por todas. Diferente da AI, ele foi “programado” para levar a humanidade de volta para caso quando possível.

Essa foi a primeira escolha feita por uma pessoa em muitos anos.

Chegada a Terra.
Chegada a Terra.

Teoria Pixar

A Fanfic

A saída da humanidade do planeta na verdade foi um plano maquiavélico para expulsá-la da Terra. Um fã da Pixar pode comprovar seu argumento na Teoria Pixar.

Jon Negroni descobriu e revelou que os todos os filmes da Pixar (e alguns da Disney Animation) estavam conectados e faziam parte do mesmo universo. A única diferença, era que cada um estava presente em um ponto diferente na linha do tempo.

No vídeo abaixo, tem um resumo completo. Porém, irem focar na BnL.

Inteligência Artificial Revoltada

Segundo a teoria, o primeiro envolvimento da Buy N Large começa no filme Os Incríveis.

As máquinas com inteligência artificial inventadas pelo vilão Syndrome foram programadas para incapacitar a humanidade. São as precursoras das presentes no Axiom.

Os humanos foram manipulados para ficarem 100% dependentes das suas tecnologias. As políticas ambientais não interferiam na vida delas.

O planeta tomado por lixo e inviável para formas orgânicas viveram, foram os incentivos necessário que motivaram as pessoas a deixarem ele. Possibitando, que a vida artificial tomasse conta do que ficou para trás.

Humanidade folgada.
Humanidade folgada.

O problema era que algumas dessas formas de vida artificial acompanharam os humanos em sua fuga. Lá, mantiveram o controle e o poder das decisões.

O uso de equipamentos automatizados e excesso de propaganda ajudaram essas máquinas a controlarem a humanidade, sem que ela desconfiasse do plano.

Muita poluição visual.
Muita poluição visual.

Evolução das Outras Espécies

Não foram apenas formas de vida artificial que sobreviveram, animais domésticos e insetos também.

Alguns animais foram testados em laboratório antes da partida dos seus donos. O donos deixaram os cachorros de Up: Altas Aventuras para trás.

Devido ao ambiente hostil, a sensação de abandono e o rancor por causa dos testes em laboratório, os animais se tornaram inteligente, auto suficientes e evoluíram para os monstros de Monstros S/A.

Leia também! InGen Technologies

Segregação

Quando os humanos retornaram para a Terra, eles precisaram conviver com esses monstros e máquinas inteligentes também evoluídas, como os carros em Carros.

BnL Raceway, circuito da Piston Cup.
BnL Raceway, circuito da Piston Cup.

Os monstros e as máquinas formaram sociedades semelhantes aos humanos. Uma temia e a outra vigiava de perto, respectivamente.

Os brinquedos do Toy Story eram alguns dos seres inteligentes que interagiam diretamente com os humanos e alguns chegaram a se apegar emocionalmente aos seus “donos”.

A Buy N Large que coletava, armazenava e fornecia as energias para máquinas usando os sustos e os risos das crianças como combustíveis. Nesse caso, os brinquedos ficavam de olho na crianças.

A pilhas BnL Alkaline.
A pilhas BnL Alkaline.

Loja Oficial e Marketing Transmedia

Para divulgar o filme WALL-E, a Disney lançou um site da empresa fictícia por tempo limitado. Abaixo, um vídeo que mostra toda a navegação por ele.

Navegação do site.
Homepage do website.
Homepage do website.

Caso alguém queira comprar um produto oficial do longa animado, a loja virtual Zazzle disponibiliza roupas e acessórios da BnL.

Gravata BnL por apenas US$24,25.
Gravata BnL por apenas US$24,25.

Futurologia

Esse filme previu a ascensão da Amazon em se tornar a empresa mais valiosas do mundo e o CEO Jeff Bezos é o homem mais rico do mundo na história moderna.

A Amazon surgiu no no ramo varejista e atingiu diversos segmentos da indústria, desde locadora virtual via streaming com o Prime Video a distribuição de recursos para viagens espaciais privadas com a Blue Origin.

Jeff Bezos, CEO da Amazon.
Jeff Bezos, o CEO da Amazon.