Trask Industries

Uma marca que simboliza um pensamento retrógrado e preconceituoso, que combate a diversidade na humanidade usando medo.

A História da Trask Industries

A Fundação da Empresa

A história da Trask Industries começou quando o cientista militar e antropólogo Bolivar Trask (Peter Dinklage) descobriu um aumento significativo de mutações genéticas em humanos em suas pesquisas em laboratório.

Bolivar Trask, sócio-fundador.
Bolivar Trask, sócio-fundador.

O Manifesto Trask

Sua filosofia de vida era avançar o progresso humano através da tecnologia e da engenharia genética.

Suas pesquisas iniciais revolucionaram o desenvolvimento de próteses geradas a partir do DNA humano para contrapor as trapaças mutantes, como poderes físicos e mentais.

A ameaça mutante é a questão definidora do nosso tempo. Nós podemos escolher a contingência da onda iminente da extinção da raça humana ou passivamente permitir que ela lave quaisquer vestígios de nossa espécie.

Bolivar Trask, sócio-fundador da Trask Industries.

Leia também! InGen Technologies

Prótese robótica.
Prótese robótica.

A Motivação do Bolivar Trask

Ele era preconceituoso e paranóico, também acreditava que a sociedade moderna estava ameaçada e a humanidade estava beira da extinção.

Ele fundou a Trask Industries, uma empresa no setor biotecnologia bélica para combater essas ameaças desconhecidas. O medo generalizado eram comum e o governo dos EUA reforçaram seus argumentos o apoiando financeiramente e politicamente.

Leia também! Stark Industries

Propósito e Proposta da Trask

Fim da Sociedade Moderna

Muitos teóricos da conspiração e fanáticos religiosos profetizaram um futuro distópico com humanos escravos de seres superiores geneticamente ou mutantes soberanos.

Aqueles que não tivessem habilidades especiais para se protegerem, ficariam a margem da sociedade. Para sobreviver, elas deveriam se misturar com os mutantes ou acabariam extintas.

O apoio de instituições religiosas e conservadoras foi essencial para o planejamento e conexões da Trask Industries com o governo.

O pastor Bob Bell, responsável pela organização “A Maioria Humana"
O pastor Bob Bell, responsável pela organização “A Maioria Humana”

O teor pessimista e apocalíptico do fim da Guerra Fria, apelava para o medo e preconceito das pessoas pelo desconhecido.

Estudos Científicos e Antropológicos

As teorias científicas e antropológicas, como a Origem das Espécies de Charles Darwin e Eugenia de Francis Galton inspiraram os seus argumentos.

American Eugenics Society (Sociedade Americana de Eugenia em português).
American Eugenics Society (Sociedade Americana de Eugenia em português).

Inicialmente, Bolivar defendia sua a lógica usando a extinção do Homem de Neandertal na Pré-História.

Os homens neandertais sumiram devido a uma competição direta por recursos naturais com o Homo Sapien, uma espécie mais inteligente, habilidosa e ambiciosa.

Outra teoria, foram as análises de dados genéticos coletados de pessoas normais modernas com traços mínimos de ancestralidade neandertal identificados.

neandertal – econstrução de um Neandertal no Museu de História Natural

Reconstrução de um Homem de Neandertal pelo Museu de História Natural.
Reconstrução de um Homem de Neandertal pelo Museu de História Natural.

Modelos Supremacistas no Século XX

Utopia da Destruição

Diversas sociedades distintas implementaram essas teorias científicas e antropológicas na prática. O nazismo alemão, a segregação norte-americana e o apartheid sul-africano são os casos mais conhecidos.

Os três casos se interligam diretamente ou indiretamente. Pessoas preconceituosas muito poderosas e influentes controlavam esses modelos de sociedade racista é outro fato em comum.

Todos usaram a ciência ou religião para reforçar suas crenças políticas e direito em cometer genocídios em massa de povos e grupos minoritários.

Esses modelos foram a base para a criação da história em quadrinhos The Uncanny X-Man #1 da Marvel. A marca Trask Industries aparece na adaptação cinematográfica X-Men Dias de um Futuro Esquecido.

Capa da história em quadrinho / poster promocional do filme.
Capa da história em quadrinho / poster promocional do filme.
Nazismo Alemão

Durante o nazismo alemão, guetos e campos de concentração com trabalho escravo foram construídos para os judeus, ciganos, comunistas e LGTB+.

Cientistas sem escrúpulos realizaram testes bizarros em pacientes com deficiência, raridade genética ou prisioneiros de guerra. O Terceiro Reich também contratou indústrias químicas para projetarem e construírem câmaras de gás para exterminar de forma industrial aqueles considerados impuros.

propaganda

Propaganda nazista antissemita.
Propaganda nazista antissemita.
Segregação Norte-Americana

Os EUA, foi o país que derrotou o nazismo e que se tornou o principal refúgio dos seus ideais fascistas com a evocação da Primeira Emenda da Constituição Americana que defende a liberdade de expressão.

Grupos supremacistas como a Klux Klux Kan surgiram com esse ideal de purismo racial, após a derrota dos Confederados escravistas na Guerra Civil Americana.

A maioria da população branca não aceitava os pretos livres na sociedade exercendo as mesmas funções que eles e forçaram alguns estados norte-americanos a implementarem uma segregação racial legalizada.

Foto clássica do sistema racial segregado por cores.
Foto clássica do sistema racial segregado por cores.

O apoio do Donald Trump, durante seu mandato como presidente dos Estados Unidos, fortaleceu grupos de extrema-direita e incentivou a criação de grupos paramilitares supremacistas, como os Proud Boys.

Apartheid Sul-Africano

O apartheid na África do Sul, foi um modelo parecido com os dois anteriores e tinha o contexto colonial europeu. Os pretos foram proibidos de morar em áreas reservadas para os brancos e foi necessário construir os bairros pretos nas periferias, como o Soweto.

Mutantes na Sociedade

Recrutamento

Apesar do conservadorismo político, ideias inovadoras foram bem-vindas durante a Guerra Fria para combater a União Soviética.

Por um tempo, houve um programa da Secretária de Defesa dos EUA que recrutou diferentes pessoas com habilidades especiais, os mutantes, para servirem em programas especiais.

Mutantes reunidos com a Secretária de Defesa.
Mutantes reunidos com a Secretária de Defesa.

O experimento foi um fracasso. Alguns mutantes se sentiam ameaçados por algumas políticas norte-americanas, buscavam de mais liberdade e igualdade e não acreditava em políticas norte-americanas, como as leis segregacionistas Jim Crow.

O comunismo soviético defendia a igualdade na sociedade e soava mais interessante para aqueles mutantes rebeldes em países com o sistema capitalistas.

Ambos modelos combatiam a liberdade individual ou coletiva. Os mutantes ficaram a margem da sociedade durante o século XX, independentemente dos sistemas opostos.

Ameaças Mutantes

Durante eventos históricos, os mutantes mostraram para o mundo que eram muito poderosos e incontroláveis. Dois acontecimentos foram essenciais alarmaram o governo norte-americano.

O primeiro foi durante a Crise de Mísseis em Cuba, em que, o mutante soberano Magneto (Michael Fassbender) impediu a Terceira Guerra Mundial ao desviar uma chuva de mísseis lançados contra a ilha comunista.

Crise de Mísseis de Cuba, em 1962.
Crise de Mísseis de Cuba, em 1962.

Depois, o mesmo Magneto esteve presente no segundo evento, a cena do crime do Assassinato do Presidente John F. Kennedy, em Dallas.

A prisão do mutante ajudou a propagar os ideais do Bolivar Trask no governo do EUA. Com alcunha de patriota, conservador e capitalista, recebeu muito apoio político do presidente Richard Nixon.

Prisão do mutante soberano Magneto.

Rebeldia Mutante

Sua rebeldia contra o sistema pode ter surgido quando ainda era jovem no campo de extermínio nazista Auschwitz-Birknau, na Polônia.

O cientista nazista mutante Sebastian Shaw (Kevin Bacon) torturou o jovem polonês Eric Lehnsherr (Bill Milner) com o intuito dele revelar seus poderes à força. Esse acontecimento ocorreu antes dele assumir a alcunha de Magneto.

Revelação dos poderes mutantes.

O cientista Shaw migrou após a Segunda Guerra Mundial para os Estados Unidos. Em liberdade, ele estabeleceu ligações políticas importantes com figuras de poder em Washington D.C.

Arnim Zola, cientista da Hydra nazista recrutado pelos EUA.
Arnim Zola, cientista da Hydra nazista recrutado pelos EUA.

Políticas Públicas Anti-Mutante

Governo do Richard Nixon

Por causa desses diferentes contextos históricos, o governo do republicano Richard Nixon fechou negócio com a Trask Industries.

Com apoio militar e da indústria bélica, o presidente incentivou a produção e implementação de produtos e serviços anti-mutante.

Bolivar e Nixon na Salão Oval da Casa Branca.
Bolivar e Nixon na Salão Oval da Casa Branca.

Conselho de Segurança da ONU

O Conselho de Segurança da ONU entrou em alerta e realizou uma reunião de emergência com o suporte da corporação. Juntos, eles criaram um plano para identificar e combater potenciais ameaças.

Autoridades do Conselho de Segurança da ONU.
Autoridades do Conselho de Segurança da ONU.

Apoio Civil

Além da cobrança do população humana, diversos líderes religiosos, conservadores e militares pressionaram seus governos a implementarem alguma medida ou traçarem algum plano contra a extinção da humanidade.

Discurso público em frente a Casa Branca.
Discurso público em frente a Casa Branca.

A maioria, acreditava que seus empregos e qualidade de vida estavam ameaçadas. Alta do desemprego fortalecia esse argumento.

Empregabilidade

A Trask Industries e outras empresas parceiras, como construtoras, proibiram e impediram a contratação de mutantes. Os candidatos e funcionários dessas empresas tinham que denunciar todos aqueles familiares, amigos e vizinhos que apresentassem mutações genéticas.

Empregado uniformizado.
Empregado uniformizado.

Banco de Dados da Trask

O empresário e cientista Bolivar Trask já havia começado a catalogar os diferentes tipos de mutantes e a pressão popular ajudou sua defesa na reunião com o Conselho de Segurança da ONU.

A reunião foi para apresentar e definir um banco de dados único e compartilhado para essas ameaças.

Documentos sobre um mutante.
Documentos sobre um mutante.

O Bolivar entregou um dossiê contra o Magneto e outros mutantes aos líderes mundiais. A empresa já havia caçado e abatido alguns considerados ameaças.

Dossiê do Magneto.
Dossiê do Magneto.

Os mutantes eram catalogados e separados em níveis de ameaça com o uso de um sistema de cores para diferenciá-los.

Após a detecção, eles recebiam um acompanhamento particular para serem estudados mais profundamente e gerar relatórios mais atualizados.

A Trask Industries

Modelo de Negócios

O modelo de negócios da Trask Industries tinham como base, a defesa à favor da humanidade e da nação.

O projeto anti-mutante industrial consistia em projetar, produzir e vender produtos que inibissem as mutações descontroladas.

Também, houve um interesse do governo em terceirizar o controle social durante essa crise genética.

As Instalações da Trask Industries

Sede Corporativa

A sede corporativa servia como base para a maioria dos experimentos. Alguns dos seus andares eram laboratórios.

foto predio

Sede corporativa.
Sede corporativa.

Toda parte burocrática responsável em catalogar e separar os arquivos dos mutantes listados também acontecia lá.

Os militares deveriam supervisionar todas as instalações da companhia.

Laboratório supervisionado por militares.
Laboratório supervisionado por militares.

Leia também! Black Mesa

Centros de Detenção

A Trask construiu e gerenciou os centros de detenção para os mutantes serviam o mesmo propósito dos não tão populares campos de concentração. Suas fachadas foram camufladas para não alarmar a população civil.

Os aspecto visual arquitetônico moderno e convidativo era proposital e lembrava muito centros de convenções com interior funcionando como um prisão secreta à vista de todos.

Fachada de um centro de detenção para mutantes.
Fachada de um centro de detenção para mutantes da Trask Industries.

Na série The Gifted, um casal descobre que seus filhos apresentaram mutações e toda a família, resolve fugir da perseguição realizada pela corporação com uso de milícias armadas.

O protagonistas da série The Gifted.
O protagonistas da série The Gifted.

Práticas Anti-Mutantes

Planejamento e Execução

Fase 1: Detecção

A primeira tecnologia anti-mutante desenvolvida pela Trask foi um dispositivo, inspirado no contador Geiger, distribuído entre as autoridades competentes e a população civil, identificava mutantes ao redor.

Dispositivo de detecção.
Dispositivo de detecção.

Todos os mutantes deveriam ter fichas técnicas e históricos médicos. Quem não apresentasse esses documentos, durante batidas policiais e fiscalizações, eram presos.

Documentação e ficha técnica dos cobaias de laboratório.
Documentação e ficha técnica dos cobaias de laboratório.
Fase 2: Detenção

A iniciativa privada, com apoio governamental, que construiu os centros de detenção para mutantes. Todos os centros funcionavam como prisões.

Refeitório da Prisão de Lakewood
Refeitório da Prisão de Lakewood

O governo converteu algumas prisões de segurança máxima em centros de detenção para mutantes mais periogosos.

Prisão de Guantánamo.
Prisão de Guantánamo.
Fase 3: Inibição

A sociedade civil considerava os mutantes aprisionados ameaças permanentes. Durante, experimentos científicos com os mutantes capturados, a Trask conseguiu desenvolver um colocar inibidor.

Esta fase funcionou apenas de forma temporária, a empresa tinha o interesse em eliminar completamente o genoma mutante.

Mutante com o colar inibidor.
Mutante com o colar inibidor.

Leia também! Arkangel

Fase 4: Contenção

Sem sucesso ao eliminar completamente o genoma de seu hospedeiro, a empresa lançou o Programa SentinelaSeu objetivo era garantir e assegurar qualquer ameaça à extinção humana ao neutralizar as ameaças mutantes preventivamente.

Inicialmente, programa contava com uma força policial secreta de elite fortemente armada, chamada de Sentineal Services. Sem muito efetivo, a companhia usou alguns mutantes detidos para caçar seus semelhantes que circulavam livremente.

Força policial secreta de elite Sentinel Services.
Força policial secreta de elite Sentinel Services.

Leia também! Federal Bureau of Control

Fase 5: Eliminação

A força tarefa humana não era totalmente confiável e era necessário um projeto de automação. O Programa Sentinela era a solução.

Uma força policial robótica autônoma capaz de detectar, identificar e caçar os mutantes entre as pessoas. Sem fatores humanos, como o remorso.

Blueprint do Programa Sentinela.
Blueprint do Programa Sentinela.

Os Sentinelas foram construídos com propulsores à jato para voar e armas para atacar os oponentes de forma eficiente. O próprio presidente Richard Nixon os apresentou e lançou publicamente em um evento na Casa Branca.

Robô Sentinela em posição de ataque.
Robô Sentinela em posição de ataque.

Campanhas Publicitárias do Filme

Inovação nas Mídias

A franquia X-Men sofreu um reboot nos cinemas recentemente. O X-Men: Primeira Classe foi bem nas críticas e suas campanhas de marketing não foram eficientes para atrair muito público.

A sequência X-Men: Dia de um Futuro Esquecido criou novas campanhas de marketing diferenciadas.

Comercial da companhia fictícia.

Site Oficial da Trask Industries

O estúdio Ignition Creative lançou o site oficial da corporação fictícia, juntamente com o comercial de televisão.

O site apresentou informações detalhadas que não mostrados no filme, complementando a história apresentada nesse universo.

Homepage do site.
Homepage do site.

Na época, um site de uma empresa fictícia era muito inovador e poucas produções haviam feito o mesmo. Atualmente, é normal qualquer produção hollywoodiana fazer o mesmo.

Eventos

Durante a feira de quadrinhos San Diego Comic Con (SDCC), a produtora distribuiu cartazes políticos anti-mutantes com o logotipo da marca.

Posters políticos anti-mutantes.
Posters políticos anti-mutantes.

Na apresentação da conferência para o público em geral, ela apresentou a identidade visual da marca e exibiu o protótipo de uma cabeça em tamanho real de um robô Sentinela.

Painel do filme na San Diego Comic Con.
Painel do filme na San Diego Comic Con.

A agência J&M Advertising & Productions buscou inspiração na própria história do filme, a temática social e o promoveu em uma feira de empregos. Ela reservou e montou um estande da marca dentro do centro de convenções e depois.

Os visitantes do estante podiam inscrever seus currículos nos programas de recrutamento e ganhar crachás de funcionário personalizados ao participarem da brincadeira.

Estante em feira de trabalho.
Estante em feira de trabalho.