Black Mesa

O lema de toda organização secreta do governo é trabalhar para fazer um futuro melhor para a humanidade.

Fundação

A Black Mesa foi uma empresa de pesquisas científicas norte-americana cuja a sede estava localizada na Black Mesa Research Facility, no deserto do Novo México.

Localização das instalações secretas no meio do deserto.

A empresa foi criada pelo governo dos Estados Unidos como privada e independente em 1950. O Grande Selo (o símbolo é usado para autenticação dos documentos emitidos pelo governo) está presente no chão do hall de entrada da sede, assim como nos televisores, documentos emitidos e mobília espalhados por todo complexo. Outro logotipo governamental presente nas instalações é o da NRC (The Nuclear Regulatory Commission).

O Grande Selo norte-americano em destaque no piso do hall de entrada.

Funcionários

O complexo no Novo México funcionava como uma cidade. Os funcionários civis eram divididos em 2 grandes grupos: o time científico e o força de segurança. Outros habitantes inclusos eram o pessoal administrativo, de serviços e, ocasionalmente, os familiares. Havia também uma pequena presença militar.

Quadro de horários dos funcionários.

O lugar era chefiado pelo Dr. Wallace Breen e todos os funcionários eram altamente gabaritados. A maioria dos funcionários contratados tinham formação acadêmica em física teórica, biotecnologia e outras disciplinas científicas que envolviam alta tecnologia, assim como disposição de trabalhar em lugares de risco, com poucas folgas e experiência em manuseio de materiais técnicos.

Parede do escritório do Dr. C. Horn.

O que atraia muitos acadêmicos e cientistas para a Black Mesa Research Facility era que a empresa apoiava a diversidade e empregava minorias étnicas e mulheres (incomum na comunidade científica), como os físicos Eli Vance (negro com perna amputada, formado por Harvard) e Gina Cross (mulher formada pela Caltech).

Eli Vance e Judith Mossman.

A Black Mesa, é a empresa fictícia aonde o protagonista Gordon Freeman no jogo Half-Life trabalha. O vídeo abaixo foi produzido por um fã. O conteúdo é sobre a origem e a chegada de Freeman na empresa.

https://www.youtube.com/watch?v=Zw684xM2cUo

Carta de contratação do Gordon Freeman.

Desenvolvimento

As pesquisas realizadas eram das mais variadas e presentes em diversos campos da ciência, sejam eles teóricos ou práticos. Os estudos eram baseados na construção, utilização e manipulação de radiação, foguetes, física teórica, lasers, propulsão experimental, hidráulica, robótica, energia hidroelétrica, genética, zoologia, matemática aplicada, além de ampliação química e física.

Corredores sinalizando algumas áreas específicas das instalações.

Trabalhando para fazer um futuro melhor para a humanidade.” – slogan –

A maioria das pesquisas realizadas pela Black Mesa eram autorizadas pela comunidade científica internacional e o governo norte-americano, mas diversos projetos secretos eram deliberadamente vagos. Para acessar as instalações, era necessário pegar carona no monotrilho, único meio de entrada e saída. Em alguns lugares exigiam acesso codificado e eram restritos a funcionários específicos.

O monotrilho era o único transporte para entrada e saída de funcionários.
Tela de login para acesso restrito.

Entre esses projetos secretos, havia o desenvolvimento de armas de alta tecnologia e sistemas de defesa, investigações sobre viagens interdimensionais, teletransporte e estudo do Xen. Alguns desses experimentos não eram/são bem vistos pela comunidade e pela sociedade.

Concorrência

O principal concorrente da Black Mesa era a Aperture Science, desenvolvedora da tecnologia portal. Ambas disputavam os mesmos contratos governamentais, mas a empresa do deserto do Novo México pegava os melhores.

Cave Johnson, CEO da Aperture afirmava e acusava que a rival roubava suas tecnologias para colocar no mercado antes e isso pode ter contribuído para a falência de sua empresa.

Memorial em homenagem ao CEO Cave Johnson na sede da Aperture Science no jogo Portal (ambos os jogos foram produzidos pela Valve).

Incidentes Descontrolados

As últimas notícias sobre a empresa foram após os obrigarem o seu fechamento devido ao Incidente Lambda, ocorrido nas entranhas da Black Mesa Research Facility. Esse incidente possibilitou a abertura de portais interdimensionais, que ocasionou a Invasão Combine, ou seja, seres interdimensionais inteligentes invadiram a Terra ocasionando uma guerra interdimensional.

Carro oficial dos funcionários encontrado pós-Incidente Lambda.

A Guerra das Sete Horas culminou na rendição do planeta Terra, o que gerou o maior genocídio da humanidade e exploração massiva dos recursos do planeta. O jogo 1 e a continuação Half Life 2 detalham essa trama. Ambos se tornaram clássicos, icônicos e cultuados pelos jogadores de vídeo game.

Leia também! Atlas Corporation

Fanart do Gordon Freeman em frente ao compilado de jornais e notícias sobre a Guerra das Sete Horas.

Segredos de Estado

As instalações da Black Mesa foram inspiradas nas instalações “secretas” do governo norte-americano no mundo real. Uma mistura entre uma base militar e um laboratório de desenvolvimento de energia nuclear.

Os laboratórios de Los Alamos National Laboratory foram escolhidos para o design e produção das bombas no Projeto Manhattan no final da Segunda Guerra Mundial.

Já a Área 51, a mais famosa base militar da Força Área dos EUA, está presente nas melhores teorias de conspiração. Envolve sempre alguma trama com alienígenas, seja um aeroporto secreto para discos voadores a necrotério de corpos dos extraterrestres abatidos em Roswell em 1947.

Sinalização e aviso para manter a distância das instalações secretas governamentais.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *