Sentre

Em uma sociedade capitalista à beira do colapso, para escapar da dura realidade, se entregar ao neurocraster é uma questão de tempo.

Pacifica 1997

Uma Realidade Alternativa

Novo Mundo

A realidade dos anos 90 foi bem diferente da que nós conhecemos nesta história que irei lhes contar. Não se sabe ao certo os motivos, mas uma guerra estourou nesta época no território americano, uma empresa de tecnologia chamada Sentre se envolveu diretamente e a sociedade mudou completamente após o conflito, assim como geografia norte-americana.

O mundo pós-guerra nos anos 90.
O mundo pós-guerra nos anos 90.

Guerra dos Drones

Recrutamento dos Pilotos

Com o intuito em diminuir o número de fatalidades no campo de batalha e criar um interesse de novas gerações em defender a nação a partir de um ideal patriótico, o exército recrutou e treinou jovens para se tornarem pilotos de drones para lutar remotamente pelo seu país, como se fosse um jogo de video game bastante imersivo.

Resquícios da guerra na Costa Oeste norte-americana.
Resquícios da guerra na Costa Oeste norte-americana.

Baixa Fatalidade entre os Militares

O uso dos drones foi muito elogiada no início, pois poupou muitas vidas em uma guerra sem sentido. Devido ao número baixo de casualidades durante o conflito, também não houveram muitas críticas, somente daqueles poucos afetados diretamente. Mas mesmo assim, houveram muitos danos colaterais irreversíveis para a sociedade norte-americana.

Westmoreland Memorial Park foi erguido para homenagear as fatalidades da guerra.
Westmoreland Memorial Park foi erguido em uma zona de guerra bastante afetada.

Consequências da Guerra

Casualidades Civis

Os campos de batalha foram em sua maior parte em áreas residenciais, principalmente, nos subúrbios. O número de combates mortos foram poucos, mas a morte da população civil foi muito alta.

Outro problema que só foi identificado ao final do conflito, foram as mudanças biológicas nos pilotos que os tornaram inférteis. Caso tivessem filhos, esses bebês nasceriam natimortos por conta do uso excessivo da tecnologia imersiva usada por eles para controlar os drones.

Soldado conectado a um robô em uma incursão em um subúrbio norte-americano qualquer.
Um soldado e um robô durante uma incursão em um subúrbio qualquer.

Fim do Império Norte-Americano

O território norte-americano foi durante afetado e não existe mais Estados Unidos da América como antes. A West Coast, banhada pelo Oceano Pacífico, se auto declarou independente, pois criou-se um distanciamento geográfico com os demais territórios e o nome Pacifica foi adotado.

Drone desativado, ocupado e decorado com a antiga bandeira do Estado extinto da Califórnia.
Drone desativado, ocupado e decorado com a antiga bandeira do Estado extinto da Califórnia.

Zona de Exclusão

Entre a West Coast e os demais territórios mais para o leste, uma zona de exclusão criada no pós-guerra, o Deserto do Oeste. Esta região desértica se expandiu após uma grande seca.

Drones abatidos no Deserto do Oeste.
Drones abatidos no Deserto do Oeste.

O livro The Electric State

Estado Eléctrico

Retrofuturismo Distópico do Autor

Estes acontecimentos antecedem a história apresentada no livro ilustrado retrofuturista The Electric State do artista sueco Simon Stalenhag.

A história do livro é sobre uma dupla de protagonistas inusitados que atravessam diferentes territórios de uma Pacífica distópica recém afetada pela guerra e pela seca no ano de 1997.

A trama acompanha a jornada de uma menina e seu robô que fogem da sua assistente social e da polícia, com o objetivo de encontrar o seu irmão que havia se perdido neste período de transição.

A menina Michelle e o robô Skip.
A menina Michelle e o robô Skip.

Eles atravessam o Deserto do Oeste até a pequena cidade californiana abandonada de Point Linden, onde o irmão da menina está localizado. Tanto a assistente social e um detetive estão em sua cola.

A caminho de Point Linden.
A caminho de Point Linden.

Ruínas, Carcaças e Mortos

Durante a viagem, eles passam por muitas carcaças dos drones e robôs gigantes abatidos, enferrujados, destruídos e ocupados.

Também são vistos pelo caminho, veículos abandonados, cidades fantasmas e pessoas mortas ou definhando “vestidas” com neurocrasters da Sentre em suas cabeças.

de guerra mortos. Sua última escolha foi escapar para o mundo virtual.
Uma família de refugiados de guerra mortos. Sua última escolha foi escapar para o mundo virtual.

As consequências da guerra foram muito grandes e por conta da falta de mão-de-obra e vontade, nada foi recolhido ou retirado do meio do caminho.

Algumas cidades tentaram prosperar no meio do caos e instalaram torres de energia e conexão da Sentre para manter as pessoas conectadas e distraídas ou até mesmo retomar as atividades do período pré-conflito.

Motel de beira de estrada.
Motel de beira de estrada.

Distopia Tecnológica

Depressão Capitalista

A sociedade norte-americana capitalista estava em depressão, em negação aos próprios valores, à beira do colapso por conta de um guerra interna em seu território.

Sociedade capitalista distópica.
Sociedade capitalista distópica.

Ela se tornou mais consumista do que habitual e a busca existencial por mais informações fez com que os óculos de realidade virtual da Sentre, o neurocraster fossem um sucesso de venda entre as pessoas, pois ofereciam a fórmula de escape perfeita para o momento.

Estação com uma propaganda da Sentre para alcançar a felicidade.
Estação com uma propaganda da Sentre para alcançar a felicidade.

Tecnologia Bélica Adaptada para a Sociedade

neurocraster foi desenvolvido anteriormente pela indústria bélica e financiado pelo Departamento de Defesa para que os pilotos pudessem controlar os drones, juntamente, com o auxílio de uma inteligência artificial.

Com o fim do conflito armado, a tecnologia foi adaptada e repassada pela Sentre para a sociedade usufruir dela sem que houvessem testes de qualidade.

Funcionários públicos usufruindo da nova tecnologia.
Funcionários públicos usufruindo da nova tecnologia.

Leia também! Federal Bureau of Control

O vício por esta tecnologia fez com que as pessoas fossem consumidas por estes produtos. O excesso de informação era a arma silenciosa perfeita para destruir um sistema/sociedade de dentro para fora.

Utilizador viciado.
Utilizador viciado.

As consequências biológicas não foram programadas para acontecerem aos seus utilizadores, mas os afetou diretamente nas suas necessidades fisiológicas. Se alimentar e se reproduzir já não eram mais necessários.

O aumento da mortalidade infantil e a diminuição de fertilidade da população só foi relacionado após a aumento excessivo do consumo do produto.

Avanços Tecnológicos Militares na Sociedade

Energia Nuclear

Bomba Atômica

Um avanço tecnológico e científico que mudou o mundo e que definiu o humanidade após a Segunda Guerra Mundial foi a energia nuclear.

Ela é uma forma mais eficiente e sustentável para geração de energia, sendo assim, foi usada para criar a arma de destruição mais poderosa já vista, a bomba atômica.

As bombas atômicas que aniquilaram as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram as armas responsáveis pela a rendição do Império do Japão e consequentemente fim da guerra.

Guerra Fria

Depois que a União Soviética adquiriu o conhecimento e a tecnologia para criar seu próprio arsenal de bombas nucleares e os EUA deixaram de ser os únicos a deterem esse poder, foi iniciada a Guerra Fria.

As duas maiores potências disputavam uma guerra psicológica interminável para medir as suas influências perante as outras nações, conquistá-las politicamente e torná-las suas clientes exclusivas, incluindo a produção de novas bombas nucleares mais poderosas que as anteriores.

As bombas nucleares nunca mais foram utilizadas contra inimigos, mas serviam como propaganda do poderio militar dos seus governos.

Mesmo que fossem altamente destrutivas, a obtenção de uma arma nuclear por lados opostos poderiam garantir um processo de paz no lugar de uma destruição total de ambos lados. Índia e Paquistão são exemplo de trégua após ambas obterem suas próprias bombas atômicas.

Quando os EUA colocaram os sistemas de mísseis nucleares na Turquia, a União Soviética transportaram os mísseis para Cuba. Esse ocorrido ficou conhecido como a Crise dos Mísseis de Cuba. Na mesa de negociação, a retirada dos mísseis em ambos países foi acordado e o mundo pode respirar novamente.

A Usina de Chernobyl

Apesar de ser muito eficiente, sustentável e limpa, a energia nuclear pode causar muitos estragos se for manuseada de forma inadequada ou quando a natureza surge com alguma situação inédita.

Erros no projeto e falta de manutenção corretamente do reator da usina de Chernobyl fizeram com que a cidade de Pripyat, na Ucrânia, fosse evacuada às pressas e transformada em uma zona de exclusão permanente, se alongando até a Bielorrúsia.

Historiadores acreditam que o fim da União Soviética começou com esse acidente, pois o Estado foi falência para poder conter a radiação e a população não acreditava mais no sistema comunista fechado.

A Natureza contra Cidade de Fukushima

Já em 2011, um terremoto e uma tsunami destruíram partes da usina japonesa localizada em Fukushima, causando assim, o maior vazamento radioativo da história. As cidades ao redor também foram afetadas, evacuadas e transformadas em zona de exclusão.

O desastre da usina reacendeu o trauma das bombas na população japonesa quanto a energia nuclear e propostas para substituir todas as usinas nucleares por qualquer outro tipo de geração de energia sustentável foram sugeridas.

Meios de Comunicação

Computadores e Internet

Eficiência e Rapidez

Os computadores e a internet também foram projetos criados sob as asas dos militares durante a Guerra Fria. Foram construídos para serem meios de comunicação mais eficientes na transmissão de mensagens criptografadas entre os aliados do bloco capitalista.

Leia também! E Corp

Com o avanço e domínio da tecnologia, ambos projetos começaram a serem comercializados para a sociedade civil.

Isso só era possível porque empresas e corporações privadas estavam envolvidas no planejamento, na criação, no desenvolvimento e na comercialização de projetos. Muitas tecnologias surgiram para fins militares e depois foram adaptados para serem comprados e consumidos por civis.

Revolução das Redes Sociais

A internet tem o conceito utópico de ser o local em que a liberdade de expressão reina. Apesar de regulamentações e censuras governamentais em algumas nações, existem sempre meios de propagar e obter certos tipos de informação, mesmo que seja ilegal.

Durante a Primavera Árabe, diferentes grupos utilizaram as redes sociais para trocar informação e se manterem unidos por um tempo. A Tunísia foi o único caso de revolução bem sucedida neste período.

Nos anos seguintes, os governos autoritários começaram a comprar participações nas empresas do Vale do Silício com o objetivo de controle e censura de alguns conteúdos.

Indústria do Entretenimento

A internet pode proporcionar a comercialização e a divulgação internacional de atrações musicais regionais para o mundo inteiro.

Grandes cases de sucessos como Anitta (Brasil), Justin Bieber (Canadá) e BTS (Coreia do Sul), atingiram marcas expressivas únicas no Youtube, pois reuniram pessoas com os mesmo gostos e estilos sem se reunirem presencialmente uns com os outros.

Formaram fanbases engajadas que ajudam a compartilhar seus conteúdos a ponto de viralizarem constantemente para fora da internet e assim, os ajudam a fecharem acordos milionários com as grandes produtoras e realizarem participação nos grandes festivais de música por todo o planeta.

Pós-Verdade

Neo-Obscurantismo

Infelizmente, a internet também deu voz para indivíduos e coletivos obscuros, crentes de teorias da conspiração e detentores de discursos de ódio. Juntos, eles se tornaram ativos politicamente e receberam muita atenção da mídia tradicional por conta dos absurdos propagados.

Inicialmente, muitas dessas ideias propostas começaram como uma piada ou por conta da ignorância das pessoas. Porém, quando reunidos e fortalecidos entre si, essas ideologias ultrapassadas se tornam nocivas quando reforçadas e voltam a circular na sociedade, como o fascismo, supremacismo racial, anti-iluminismo e criacionismo.

Leia também! Brawndo, the Thirst Mutilator

Não importa o que seja dito pela mídia, pela academia ou por pessoas sensatas, defender estes ideais ridículos e mentirosos é defender a pós-verdade. Não há comprovação dos fatos, apenas uma crença absoluta na própria visão de mundo, ou seja, em sua verdade.

Fake News

Grupos extremistas de direita aperfeiçoaram o método de propagação da pós-verdade ao desenvolverem ferramentas que possibilitaram as publicações das fake news em massa influenciassem as eleições em países com democracias sólidas.

Sendo assim, os resultados de diversas eleições foram afetadas, o panorama mundial mudou, o sistema democracia ficou enfraquecido e o autoritarismo foi reacendido.

Vale lembrar que muitas pessoas não acreditam e não confiam em seus governantes e nos sistemas atuais, a pós-verdade é um sintoma dessa realidade descredibilizada. Cada vez é mais comum pessoas se identificarem e juntarem na internet com ideais em comum.

Autoritarismo

Liberdade de Expressão

Discurso de Ódio

Quando as pessoas não acreditam ou não entendem completamente o sistema político em que elas vivem, vários argumentos são usados para deturpar esses sistemas e a liberdade de expressão nas democracias é uma delas.

Propagar o discurso de ódio com base na liberdade de expressão, abre brechas para que hajam a aplicação de censura na mídia e perseguições a minorias na política. Esse discurso tende ao autoritarismo.

Imprensa Livre

Quando há um controle autoritário ou um monopólio nos meios de comunicação, a sociedade se torna dependente da mensagem  que propagada por aqueles que estão no poder, transformado a informação divulgada como a verdade única e absoluta, sem direito a questionamento.

Realidade Virtual

Realidade Alternativa

Sensações

A realidade virtual é a criação de uma realidade simulada ficcional, que através da tecnologia, visa convencer uma pessoa que ela se encontra em realidade alternativa muito próxima da real, envolvendo-a por completo ao fornecer sensações de verdades como sentidos, sentimentos e equilíbrio.

Óculos de Realidade Virtual

Simuladores de Voo

Para o treinamento de pilotos de avião, os simuladores de voo foram desenvolvidos para que os novatos pudessem treinar em ambientes seguros e controlados antes que pudessem causar acidentes e prejuízos.

Essa tecnologia foi a preconcepção para a os óculos de realidade virtual.

Indústria dos Games

Os óculos de realidade virtual se tornaram populares quando as empresas fabricantes de video game começaram a produzir seus próprios produtos para que os seus consumidores e jogadores pudessem ter uma imersão maior nos jogos, como se estivessem dentro deles.

Antes dos óculos modernos comerciais para video game, como Oculus Rift e Playstation VR, surgirem, a Disney já investiu nesta tecnologia e a disponibilizava nos parques de diversão, como a atração Disney Quest.

Óculos de realidade virtual no Disney Quest.
Óculos de realidade virtual no Disney Quest.

Design do Produto

O design do neurocraster da Sentre presente no livro The Electric State foi inspirado neste antigos óculos de realidade virtual descontinuados presentes nos fliperamas da Disney Quest. Os modelos não eram nada ergonômicos, mas funcionavam para seu propósito.

Outdoor divulgando o produto e o slogan da Sentre.
Outdoor divulgando o produto e o slogan da Sentre.

“Ganhamos prêmios de design. E guerras.”

Crítica Social

O livro foi lançado na mesma época que a indústria dos video games não sabia o que fazer com a tecnologia desenvolvida por eles. Muitas marcas e produtos surgiram com a proposta desenvolverem realidades virtuais, porém a não havia demanda e era necessário aperfeiçoar muito  a tecnologia para que fosse consumida corretamente e de maneira eficaz.

Neurocraster

Sentre Mode 6

No mundo real, os consumidores não se sentiram atraídos pelo produto, pois eram desconfortáveis, cansativos e não ofereciam conteúdos relevantes. Enquanto no mundo da Sentre, o Mode 6 foi um sucesso de vendas e este modelo foi o último a ser produzido pela companhia.

Anúncio do Mode 6.
Anúncio do Sentre Mode 6.

O produto foi descontinuado pela empresa após descobrirem que a tecnologia viciava seus utilizadores e os levava a morte, mas até lá, praticamente quase toda a população já estava sujeita ao produto.

Não há muitas informações sobre as causas das mortes dos utilizadores de neurocrasters, sabe-se apenas que se a pessoa ficar muito tempo com o aparelho na cabeça, ao retira-lo irá morrer.

Energia Vital

A dependência dos aparelhos é muito mais do que uma droga, é como se fosse uma parte essencial do corpo que mantem o utilizador vivo.

Homem totalmente dependente da tecnologia da Sentre.
Homem totalmente dependente da tecnologia da Sentre.

Abdicação do Próprio Corpo

As informações transmitidas por esta tecnologia criaram sensações nos utilizadores, como saciar a fome. Logo, os seus corpos definharam e entraram em decomposição por não precisarem mais se alimentarem.

Corpo definhando.
Corpo definhando.

As consciências dessas pessoas foram transmitida por cabos para um servidor da Sentre, em formato de torre de energia, que funciona como uma comunidade virtual integrada que age como se fosse um único organismo.

O Futuro da Humanidade

Uma Nova Espécie

Sistema de Hordas

O servidor da Sentre amontoado com diferentes consciências, juntamente com a inteligência artificial desenvolvida pela companhia gerou um novo ser vivo digital consciente que consegue utilizar as pessoas e drones conectadas a ele no mundo físico real para se deslocar, se conectar a outros utilizadores e robôs encontrados no meio do caminho e se carregar.

Esse ser vivo possui um estilo de vida único, funciona como uma horda ou um enxame, na qual, todos estão conectados a cabos.

Um drone e uma horda utilizadores conectados entre si.
Um drone e uma horda utilizadores conectados entre si.

Consciência Coletiva

Inicialmente, os cabos eram conectados a estações de energia elétrica fixas da Sentre. Com desejos humanos presentes em sua consciência, o coletivo criou diversas desejos e aumentar a horda, como se fosse um culto religioso, era questão de tempo.

Uma horda em migração.
Utilizadores e drones espalhados por uma rodovia.

Locomoção

Com desejos humanos presentes em sua consciência, o coletivo criou a necessidade de se locomover, migrar e se interligar com outros utilizadores de neurocrasters, assim como novas carcaças dos drones abatidos, reconstruindo-os e fortalecendo a sua estrutura corporal.

Uma horda utiliza um drone para atravessar um rio.
Uma horda utiliza um drone para atravessar um rio.

Tentativa de Reprodução

Esses desejos podem ser perigosos muitas vezes, como os relatos que mostram o aumento significativo de estupros a mulheres pelas hordas.

Os motivos variam, desde uma frustração coletiva na sociedade que tem interesse em se reproduzir, mas que não conseguem por causa da infertilidade a preconceitos com as mulheres que são consideradas mais mais vulneráveis.

Tentativa de estupro em cima de uma motorista.
Tentativa de estupro em cima de uma motorista.

Sistema de Defesa

Os sentimentos podem ser usados para a defesa também e não apenas o ataque. Se algum utilizador de neurocraster for colocado em perigo, o sistema de defesa da horda irá ser ativado e usará os drones conectados a ela para impedir que a ameaça seja concretizada.

Um drone ativado após um homem apresentar perigo ao ser avisado com uma pistola na mão.
Um drone ativado após presenciar o perigo, no caso, uma pessoa com uma pistola na mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *