Atlas Corporation

Uma nação unida, próspera e paramilitar feita de Estados privatizados.

A Corporação Atlas

Chefe Comandante

Pilares da Companhia

A Atlas Corporation era chefiada pelo ambicioso e bem relacionado empreendedor norte-americano Jonathan Irons. O empresário tinha status de visionário, pois conseguia atender as demandas da companhia ao mesmo tempo que era respeitado pelos empregados ao se preocupar com o bem estar deles.

Sua cadeia de comando funcionava no estilo militar, respeitava as hierarquias dos cargos, valorizava as conquistas individuais de seus funcionários e usava as suas derrotas como motivação para a superação.

As suas conexões nas bolsas de valores e em governos ao redor do mundo o possibilitou receber investimentos, acesso a lugares e pessoas importantes de diferentes setores e com ideologias distintas.

Jonathan Irons (Kevin Spacey) na ONU.
Jonathan Irons (Kevin Spacey) na ONU.

Ato Patriótico

O empresário era um patriota-nato e investir nas Forças Armadas dos Estados Unidos era quase como uma obrigação como cidadão.

O empresário era um liberal que detestava burocracia e os jogos políticos de Washington, apesar de ter boas relações com Washington. Também, era um grande defensor da 2ª Emenda da Constituição dos EUA.

“Sendo uma milícia bem regulamentada, necessária para a segurança de um estado livre, o direito do povo de manter e portar armas não deve ser violado.”

O modelo de negócios criado por ele foi uma vontade em poder contribuir na ajuda a defesa do seu país, reabilitar veteranos de guerra para a sociedade e lucrar ao mesmo tempo.

Reunião entre Irons e o Secretário de Defesa dos EUA.
Reunião entre Irons e o Secretário de Defesa dos EUA.

Produtos e Serviços

Insight da Atlas Security

Inicialmente, a Atlas Security era uma companhia de mercenários bem estruturados que tinham interesse em grandes avanços tecnológicos, os soldados avançados.

Gideon (Gideon Emery), soldado avançado da Atlas Corporation.
Gideon (Gideon Emery), soldado avançado da Atlas Security.

Porém, tinha interesse e havia a oportunidade em oferecer outros tipos de serviços além da segurança e manutenção da ordem pública em lugares afetados por crises ou atingidos pela guerra.

O insight foi expandir os negócios e focar na administração de serviços essenciais e gerenciamento de recursos para a reconstrução de uma sociedade que precisava ser reerguida.

Ao inserir setores como fornecimento de energia, transporte público, construção civil, geração de empregos, logística e distribuição, a companhia englobava diferentes segmentos do mercado em seu portfólio, logo, a empresa havia se tornado a Atlas Corporation.

Transporte público metropolitano de Detroit.
Transporte público metropolitano de Detroit.

Leia também! Stark Industries

Revolução Industrial da Impressão 3D

Quando a Revolução Industrial da Impressão 3D eclodiu, a Atlas foi uma das pioneiras e protagonistas que lideraram esse modelo inovador durante esse período.

Ela foi bem sucedida ao produzir, testar e implementar munições impressas de maneira tridimensional. Esse novo modelo de negócios, a possibilitou de entrar no combate quando ele estivesse de fato acontecendo e não mais depois dos conflitos.

Seus novos clientes eram foram os exércitos, as tropas de elites e os batalhões policiais nas nações aliadas ao Estados Unidos.

Impressão 3D de uma arma.
Impressão 3D de uma arma.

Avanços em Tecnologia Biológica

O primeiro grande investimento do Irons depois da Revolução Industrial da Impressão 3D foi a compra da maior empresa de pesquisa, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias biológicas no mundo em fevereiro de 2035.

Durante 17 anos, a Atlas havia realizado grandes avanços tecnológicos como projetar os melhores protótipos de próteses mecânicas e armaduras de exoesqueleto para uso civil e militar

Exoesqueleto da Atlas.
Exoesqueleto da Atlas.

Os produtos patenteados eram produzidos e vendidos, exclusivamente, para os veteranos de guerra aliados dos Estados Unidos e policiais debilitados que teriam interesse em voltar a defender suas nações.

Ao reabilitar essas pessoas para suas funções anteriores exercidas, os custos públicos governamentais, como o cuidado e a saúde dos veteranos foram enxugada. Sendo assim, a distribuição de recursos nesta área pode ser realocada e redistribuída para outros setores.

Alojamentos para os soldados reabilitados e mercenários.
Alojamentos para os soldados reabilitados e mercenários.

As Forças Armadas dos EUA, não só tinham interesse em reabilitar seus soldados problemáticos, mas como fecharam um contrato bilionário para a aquisição desses tecnologias biológicas com o objetivo de aperfeiçoar seus combatentes durante a batalha.

Prótese de um soldado que teve seu braço amputado.
Prótese de um soldado que teve seu braço amputado.

Leia também! Omnicorp

As Estruturas

Quartel-General da Atlas Corporation

A empresa responsável pela tecnologia biológica adquirida pela corporação se localizava em Colorado Springs. Uma região estratégica nos Estados Unidos, localizada entre montanhas do Colorado que as garantiam como defesas naturais.

A sede corporativa e os laboratórios de pesquisa foram transformados no quartel-general da Atlas Corporation. Essas estruturas foram expandidas, reforçadas e reformadas para a pesquisa e produção de produtos bélicos, mas também foi o local aonde os mercenários recém-contratados ficavam alojados.

Quartel-general em Colorado Springs.

Expansão Europeia

O sucesso da companhia, possibilitou uma expansão rápida para o continente europeu. Foram estabelecidos dois novos quartéis regionais, um na Bélgica, capital política da União Europeia e outro na Suíça, país neutro com localização estratégica nos Alpes.

Sede regional localizada nos Alpes suiços.
Sede regional localizada nos Alpes suiços.

A rápida expansão também a possibilitou de entrar em outros lugares, como a Grécia, localizada no Mediterrâneo e próxima do Oriente Médio e norte da África.

Sede corporativa em Atenas, na Grécia.
Sede corporativa em Atenas, na Grécia.

A presença na Europa foi garantiu a assinatura do maior contrato de fornecimento bélico de origem norte-americana. Logo, a corporação se tornou a maior fornecedora de armas, munições, veículos militares, armaduras de exoesqueleto e próteses mecânicas do mundo.

O veículo de combate Hovertank T-740.

Reviravoltas

Tragédia Pessoal

A Segunda Guerra da Coreia foi o estopim para Irons cortar as relações com os políticos norte-americanas e investimentos no aperfeiçoamento das Forças Armadas. Seu filho, Will Irons, foi morto em combate durante a Invasão Norte-Coreana de Seoul.

O fuzileiro naval Will Irons.
O fuzileiro naval Will Irons (Paul Telfer).

A morte trágica do fuzileiro norte-americano exemplar que acreditava nos ideais patrióticos do seu país não foi impedida pela a Atlas Corporation. Quando ela assumiu a fracassada missão dos aliados em defender a capital sul-coreana dos inimigos do norte, já era tarde demais para o filho do empresário.

A companhia de mercenários da Atlas contra-atacou, foi para ofensiva e venceu a guerra. O fuzileiro Will Irons foi enterrado com honras militares no Cemitério de Arlington, na Virgínia. (press F)

Culpa e Ofensiva

O exército paramilitar mercenário da Atlas chegou atrasado ao combate por questões burocráticas que envolviam os governos norte-americano e sul-coreano.

Jonathan Irons ficou devastado e indignado, culpou os políticos pela falha da missão ao interferirem na linha de comando militar. Em segredo, prometeu a si mesmo, que iria agir sem consentimento de nenhum governo, principalmente, os Estados Unidos.

Ao quebrar esta linha de raciocínio, a corporação começou a atuar em países que não faziam parte do círculos de aliados tradicionais dos Estados Unidos, como a China e o Iraque.

Oleoduto em construção, próximo a Atlas Gorge.
Oleoduto em construção na China Central.

As Três Gargantas era a maior hidreléctrica do mundo, ela foi adquirida pela corporação e renomeada para Atlas Gorge. A rivalidade comercial e regional entre a China e os Estados Unidos, sempre foi visto como uma motivação para um potencial conflito armado no futuro.

A hidrelétrica Atlas Gorge, ex-Três Gargantas.

Os Veteranos da Batalha de Seoul

Para superar a perda do filho sem esquece-lo, o CEO da corporação mudou o slogan da empresa e contratou os soldados veteranos sobreviventes da Batalha de Seoul que foram dispensados, ou seja, descartados pelo governo.

“Um caminho a seguir” – novo slogan da Atlas Corporation

Cartão de visitas distribuído durante o funeral militar.
Cartão de visitas distribuído durante o funeral militar.

A maioria desses veteranos foram considerados inválidos psicologicamente e fisicamente. Alguns tiveram membros do corpo amputados e outros TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático).

A tecnologia biológica e um tratamento psicológico excessivo os trouxeram de volta a ativa. Jonathan Irons lidava diretamente com esses soldados, ao fortalecer laços com eles, mostrando que eles ainda são importantes e confiáveis. Sua presença constante, também lembrava-os que eles tem uma dívida de vida com o empresário.

O ex-fuzileiro Jack Mitchell (Troy Baker), veterano de guerra reabilitado.
O ex-fuzileiro Jack Mitchell (Troy Baker), veterano de guerra reabilitado.

Somente a Atlas Corporation podia oferecer o que esses veteranos de guerra queriam: dignidade e respeito. E contar um emprego garantido e voltar a exercer suas funcionalidades pré-traumas eram como um bônus.

Reabilitação dos soldados veteranos incapacitados.
Reabilitação dos soldados veteranos incapacitados.

Empresa-Nação Atlas

Soberania Sem Amarras

A capacidade de expansão da Atlas aumentou consideravelmente quando os contratos de exclusividade com as Forças Armadas norte-americanas foram quebradas. O quartel-general no Colorado virou uma cidade fortificada soberana com suas próprias lideranças e cidadãos (funcionários).

Tour na sede em Colorado Springs, guiado pelo CEO.
Tour na sede em Colorado Springs, guiado pelo CEO.

Os laboratórios de pesquisa e arsenais não podiam ser fiscalizados e o acesso foi negado para as agências governamentais. Os mercenários eram os próprios testers e participavam do desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas tecnologias.

Testes dos equipamentos e armamentos.
Testes dos equipamentos e armamentos.

Eu sou um membro da Atlas. Sirvo a Atlas e seus clientes. Sempre colocarei os interesses da Atlas em primeiro lugar. Eu não vou ser derrotado. Eu nunca vou ser aposentado, desclassificado ou ser morto. Estou pronto para eliminar os inimigos do Atlas. Sou Atlas.” – Credo do Soldado Avançado

Visão em primeira pessoa de um drone militar portátil.
Visão em primeira pessoa de um drone militar portátil.

Ação Imediata e Exploração Internacional

A empresa começou agir mais rápido que qualquer governo em locais de conflito, catástrofe ou de interesse. Ela tinha a liberdade para agir sem a aprovação governamental ou parlamentar nos países em que atuava.

Ao contrário do governo, nós não guardamos os nossos segredos de nossas capacidades. Nós não vendemos política, vendemos energia.

Esta liberdade, a garantiu a exploração de todos recursos em abundância nos países controlados por ela e superou as expectativas ao obter os melhores resultados em menor tempo do que era esperado.

Soldado avançado pronto para tomar uma usina nuclear.
Soldado avançado pronto para tomar uma usina nuclear.

Leia também! Hammer Industries

Novo Bagdá

O Iraque foi duramente afetado e se tornou um estado falido depois da Segunda Guerra do Golfo. As estruturas governamentais entraram em colapso depois da saída dos Aliados e região entrou novamente em um conflito inacabável.

A Atlas Corporation estabeleceu uma base de controle na capital Bagdá e com o planejamento para a reconstrução e transformação do país em um novo oásis do Oriente Médio em 5 anos.

Apresentação dos planos para Bagdá.
Apresentação dos planos para Bagdá.

Foi adotada a política ideológica da corpocracia, na qual, o poder estatal deveria ser controlado por uma corporação privada.

A reconstrução iraquiana humilhou o governo norte-americano, pois realizou o trabalho de 50 anos em 5. Ela fez a região prosperar e a capital se tornou a principal concorrente das bilionárias de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e Abu Dhabi, no Qatar.

A capital foi renomeada para Nova Bagdá e virou o case study de sucesso para a corporação.

Nova Bagdá, Iraque
Nova Bagdá, Iraque

Conquistas

Marco Histórico

Em maio de 2050, a Atlas Corporation obteve um marco histórico ao se tornar a empresa privada militar mais valiosa de todos os tempos.

Bateria para as armaduras de exoesqueleto.
Bateria para as armaduras de exoesqueleto.

Conselho de Segurança da ONU

Depois de 10 anos circulando livremente internacionalmente e com bastante influência, a Atlas Corporation conseguiu um feito inédito, ser a primeira corporação privada a ser admitida no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Nação Global

Mesmo em conflito verbal com governos tradicionais e criticada por conservadores ao implementar a corpocracia no mundo, a empresa era temida e considerada uma nação global com potência mundial.

O controle administrativo sobre diversas nações somente aumentava e a corporação estava presente em todos os continentes.

Hall de entrada da sede administrativa na Etiópia.

Leia também! E Corp

Cidadania e Recrutamento

O termo “funcionário” foi transformado em “cidadão”. Todos aqueles que morassem e trabalhassem nas empresas-nações, eram considerados cidadãos, com direito a documentos legais expedidos pela corporação. Quem não contribuía para o crescimento da Atlas, era “demitido”.

O sistema de recrutamento de soldados era muito simples e bastante procurado por desertores que não acreditavam mais em patriotismo. Eles tinham o interesse em prosperar financeiramente ou simplesmente, receber um salário decente em dia.

Soldados avançados em frente ao anúncio de recrutamento.

A Obsessão do Presidente

Declaração de Guerra

Em 2061, o Presidente Jonathan Irons perdeu a paciência com o governo dos Estados Unidos. A interferência dos EUA nas empresas-nações e na economia fez com que a Atlas Corporation declarasse guerra ao país.

Suas forças paramilitares atacaram a cidade de San Francisco, na Califórnia, com o objetivo de exterminar as últimas Forças Armadas daquele país. A ideia de vingança em atacar os EUA, já era planejada desde a morte do filho do presidente.

Declaração de guerra sob nova bandeira.

Nova Guerra Mundial

A empresa iniciou uma Nova Guerra Mundial, mas consequentemente causou revoltadas populares contra si mesma e recebeu um contra-ataque devastador dos governos aliados dos EUA que ainda eram independentes.

O poder concentrado do Jonathan Irons era baseado em corrupção e eliminação de opositores. Quando há uma revolução contra um sistema opressor, isso quer dizer que a população ficou impaciente com aquele governo e irá entrar em conflito direto contra ele.

Como houve diversas frentes de batalha, o gerenciamento de crise exemplar da corporação não funcionou. Os Aliados derrotaram a Atlas Corporation e o empresário foi morto durante a invasão das forças aliadas ao seu escritório. A corporação foi fechada e desmantelada, os países antes controlados iniciaram seus processos de independência.

Marketing

Edição de Colecionador

A corporação era a antagonista do jogo Call of Duty Advanced Warfare da produtora Activision. Para vender o jogo para colecionadores, entusiastas e pro gamers, a produtora lançou uma edição limitada de colecionador temática, a Atlas Pro Edition.

Além do jogo em mídia física, a edição contava com um mapa extra para ser jogado no multiplayer, um exoesqueleto em tamanho real, alguns materiais de escritório, duas armas de combate que funcionavam como controles para o video game e o Manual do Soldado Avançado.

Call of Duty Advanced Warfare Atlas Pro Edition.
Call of Duty Advanced Warfare Atlas Pro Edition.

Parceria com a Vice

Para o lançamento do jogo, a Vice foi contratada para realizar um documentário sobre as organizações militares privadas e fabricantes bélicos.

O assunto do documentário foi mostrar como funciona o alistamento e contratação de mercenários, sem levar em conta a nacionalidade e aporte financeiro dos mesmos.

O documentário aborda um debate que pode ser considerado tabu nas Forças Armadas, os propósitos que fazem alguém ir para guerra. Há cenas que mostram como e onde essas empresas privadas atuam, quais são seus limites.

Críticas Sociais

A trama do game foi baseada nas corporações militares privadas que atuaram na Guerra do Iraque e na Invasão do Afeganistão. Foi constatado que houveram mais mercenários em solo do que os soldados de todos os países aliados juntos.

A Atlas Corporation é uma referência a companhia Blackwater (agora Academi). A companhia ficou famosa após a revelação do Massacre na Praça Nisour, no Iraque. 17 pessoas foram mortas e 20 feridas, todos eram civis iraquianos.

O livro Blackwater: The Rise of the World’s Most Powerful Mercenary Army do reporter Jeremy Scahill expôs pela primeira vez, as atividades dos mercenários e as ligação com a CIA. O livro mostra os privilégios, os muitos contratos milionários e os benefícios que o governo lhes oferecia para atuarem no lugar de tropas norte-americanos.

Mercenários reais da Blackwater.
Mercenários reais da Blackwater.