Atlas Corporation

Uma empresa paramilitar privada que representa uma nação moderna unida, próspera, corrupta e violenta.

A Atlas

Os Pilares da Companhia

Significado do Nome

O nome Atlas tem origem na mitologia grega, era o nome do titã condenado a suportar os céus pela eternidade, depois dos titãs perderem a Titanomaquia, a guerra contra os deuses olímpicos.

Chefe Comandante

O ambicioso patriota e bem relacionado empreendedor norte-americano Jonathan Irons (Kevin Spacey) comandou a Atlas Corporation desde a sua fundação.

O empresário visionário acreditava que carregava todo o peso do mundo nas costas. Ele travava seus funcionários como filhos e sempre atendia as demandas da companhia de forma humanizada.

Jonathan Irons e o Secretário de Defesa dos EUA.
Jonathan Irons e o Secretário de Defesa dos EUA.

Sua cadeia de comando funcionava no estilo militar, ele respeitava as hierarquias dos cargos, valorizava as conquistas individuais de seus funcionários e usava as suas derrotas como motivação para a superação.

Uniforme militar.
Uniforme militar.

O bem estar dos empregados era essencial para o sucesso da companhia.

Respeitoso com todos ao seu redor e com uma boa relação com o mercado e com diversos tipos de governo, possibilitou a expansão dos seus negócios globalmente e obteve acesso a lugares e pessoas importantes em diferentes setores e com ideologias distintas.

Ato Patriótico

Jonathan Irons foi um patriota-nato e assíduo apoiador das Forças Armadas dos Estados Unidos. Acreditava que seu suporte era uma obrigação como cidadão americano.

Exército norte-americano equipado com a tecnologia da Atlas.
Exército norte-americano equipado com a tecnologia da Atlas.

Independentemente da boa relação com o governo, ele seguia uma agenda libertária, detestava a burocracia estatal presente nos jogos políticos em Washington. Também, era um grande defensor da 2ª Emenda da Constituição dos EUA.

“Sendo uma milícia bem regulamentada, necessária para a segurança de um estado livre, o direito do povo de manter e portar armas não deve ser violado.”

Jonathan Irons, CEO da Atlas Corporation
Assalto a usina nuclear tomada por terroristas.

Inovação

Quando a Revolução Industrial da Impressão 3D eclodiu, a Atlas foi a pioneira, a protagonista e a líder na produção da impressão tridimensional de munições balísticas.

A companhia que atuava somente nos pós-guerra, passou a atuar diretamente nos conflitos.

Impressão 3D de um rifle de assalto.
Impressão 3D de um rifle de assalto.

Leia também! Stark Industries

A Corporação

Insight Inicial

Inicialmente como a Atlas Security, a empresa começou como uma companhia de mercenários bem estruturados interessados em grandes avanços tecnológicos, também chamados de soldados avançados.

Mercenários contratados.
Mercenários contratados.

Avanços em Tecnologia Biológica

Upgrade Militar

Em fevereiro de 2035, Irons adquiriu a maior empresa de pesquisa, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias biológicas no mundo.

A Atlas realizou grandes avanços tecnológicos, como projetar os melhores protótipos de próteses mecânicas e armaduras de exoesqueleto para uso civil e militar.

Prótese mecânica do braço esquerdo.
Prótese mecânica do braço esquerdo.

Os clientes exclusivos eram os exércitos, as tropas de elites e os batalhões policiais das nações aliadas ao Estados Unidos.

Armadura de exoesqueleto.
Armadura de exoesqueleto.
Reabilitação de Veteranos de Guerra

Neste modelo de negócios inovador, a empresa fez a maior contribuição civil ao reabilitar veteranos de guerra e servidores públicos aposentados por invalidez.

A reabilitação dessas pessoas diminuiu os custos públicos governamentais. O governo não precisava se preocupar mais a saúde dos veteranos.

Todos os recursos nesta área foram realocados ou redistribuídas para outros setores, grande parte para pagar a Atlas Corporation.

Vários soldados saudáveis também deram baixa e foram trabalhar para a empresa, como exemplo o Gideon (Gideon Emery).

Gideon, soldado avançado.
Gideon, soldado avançado.

Leiam também! Omnicorp

Contrato com as Forças Armadas

As Forças Armadas americanas fechou um contrato bilionário com a Atlas para resolver os problemas de soldados debilitados. A empresa vendeu os melhores equipamentos de combate avançado e ofereceu treinamento militar para aperfeiçoar os seus combatentes.

Gadget para assalto vertical.
Gadget para assalto vertical.

Tambem produziram veículos blindados diferenciados, como hovertanks.

Hovertank.
Hovertank.

Os soldados recuperados raramente voltavam para suas funções anteriores. A Atlas contratava a maioria para trabalhar como mercenários.

A empresa oferecia melhores salários e melhores condições de trabalho. O exército privado do Jonathan Irons aumentou desproporcionalmente.

Propaganda para o recrutamento de novos mercenários.
Propaganda para o recrutamento de novos mercenários.

Novo Quartel-General

A sede corporativa estava localizada na região montanhosa de Colorado Springs, no Colorado. O lugar reservado e isolado em meio a defesas naturais serviu uma estratégia de defesa.

Os novos donos converterem as antigas instalações da empresa de tecnologia biológica adquirida em um quartel-general. Construíram novos escritórios, novos laboratórios de pesquisa, novas fábricas.

Quartel-general da corporação.
Quartel-general da corporação.

A empresa expandiu, reforçou e reformou todo o lugar. Também, construiu alojamentos temporários para os mercenários recém-contratados.

Alojamento dos soldados.
Alojamento dos soldados.

Expansão dos Negócios

Novos Planos

A companhia tinha interesse e oportunidade em oferecer outros tipos de serviços além da segurança e manutenção da ordem pública em lugares afetados por crises e atingidos pela guerra.

A corporação começou a oferecer administração dos serviços essenciais e gerenciamento de recursos para reconstrução e reformulação de cidades.

Detroit renovada.
Detroit renovada.

O portfólio da empresa passou a englobar diferentes segmentos, como fornecimento de energia, transporte público, construção civil, geração de empregos, serviços de logística e distribuição.

A Atlas Security evoluiu para Atlas Corporation.

Comercial da corporação.
Nova Bagdá e a Corpocracia

O Iraque virou um estado falido depois da Segunda Guerra do Golfo. As estruturas governamentais entraram em colapso depois da saída das forças de ocupação. A região entrou em novos conflitos inacabáveis.

A Atlas Corporation viu essa situação como oportunidade de negócios e agiu. Ela estabeleceu uma base de controle na capital Bagdá e em cinco anos, transformou o país em ruínas em um novo oásis do Oriente Médio.

Proposta de reconstrução de Bagdá.
Proposta de reconstrução de Bagdá.

Estável, moderna e controlada por uma corporação privada, o estado adotou a política ideológica da corpocracia.

A reconstrução iraquiana humilhou o governo norte-americano ao realizar um trabalho de cinquenta anos considerado perdido em apenas cinco.

A região voltou a prosperar e a nova capital renovada virou concorrente das vizinhas bilionárias Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e Abu Dhabi, no Qatar.

A capital foi renomeada para Nova Bagdá e virou o case study de sucesso para a corporação.

Sede da Atlas Security em Nova Bagdá.
Sede da Atlas Security em Nova Bagdá.
O Continente Europeu

O sucesso no Oriente Médio possibilitou a expansão rápida da corporação na Europa. A presença da empresa no velho continente estabeleceu dois novos quartéis regionais, um na Bélgica, capital política da União Europeia e outro na Suíça, país neutro com localização estratégica nos Alpes.

Base fortificada nos Alpes suiços.
Base fortificada nos Alpes suiços.

A Grécia, localizada no Mar Mediterrâneo, próxima do Oriente Médio, viu com bons olhos a implementação da corpocracia da Atlas Corporation em seu território.

A nação entrou em uma crise sócio-econômica que acabou quando a a empresa chegou ao país e implementou suas políticas.

Atenas renovada.
Centro histórico de Atenas.

Os Traumas

Segunda Guerra da Coreia

Tragédia Pessoal

Os Estados Unidos entraram em um novo conflito armado, a Segunda Guerra da Coreia. As forças norte-coreanas derrotaram o exército americano na Batalha de Seoul.

O Will Irons (Paul Telfer), filho do empresário morreu em combate durante a retirada das tropas.

Will Irons, fuzileiro naval.
Will Irons, fuzileiro naval.

As forças aliadas impediram a atuação da Atlas na Batalha de Seoul e impossibilitaram o resgate do fuzileiro filho do bilionário.

Ofensiva Mercenária

Após resolver toda a burocracia, a empresa assumiu a fracassada missão dos aliados em defender a capital sul-coreana dos inimigos do norte. O contra-ataque do exército privado foi ofensivo, vencendo a guerra de uma vez por todas.

Batalha de Seoul.
Batalha de Seoul.

A unificação das duas Coreias em uma só, aconteceu. O fuzileiro Will Irons foi enterrado com honras militares no Cemitério de Arlington, na Virgínia.

Pressione F para prestar respeito”

Depois, dessa guerra, a corporação cortou relações e rasgou contratos de exclusividade com o governo dos EUA.

Os Veteranos da Batalha de Seoul

A corporação mudou o slogan da empresa para superar a morte do filho do fundador e contratou todos os soldados veteranos sobreviventes aposentados da Batalha de Seoul.

O recrutamento começou no dia do enterro do Will Irons.

“Um caminho a seguir”

– novo slogan da Atlas Corporation
Veterano amputado com o cartão de visitas do CEO em mão.
Veterano amputado com o cartão de visitas do CEO em mão

A maioria foi dispensada por invalidez física e mental. Alguns tiveram os membros do corpo amputados e outros sofreram Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Somente a Atlas Corporation podia oferecer dignidade, respeito e segurança financeira.

Sensação de Dívida

A tecnologia biológica e tratamentos psicológicos de excelências trouxeram os veteranos debilitados de volta a ativa. O próprio Jonathan Irons lidou diretamente com esses soldados e todos compartilhavam um mesmo trauma.

Um desses soldados foi Jack Mitchell (Troy Baker). Ele era o melhor amigo do Will Irons e teve o braço esquerdo amputado em Seoul.

Jack Mitchell.

O empresário fortaleceu seus os laços com esses soldados, os manteve vivos e ativos e demostrou que eles ainda eram importantes e confiáveis. Os soldados sentiram que havia uma dívida de vida eterna com o empresário depois da reabilitação.

Soldados reabilitados pela Atlas Corporation.
Soldados reabilitados pela Atlas Corporation.

“Eu sou um membro da Atlas.
Sirvo a Atlas e seus clientes.
Sempre coloco os interesses da Atlas em primeiro.
Eu não vou ser derrotado.
Eu nunca vou ser aposentado, desclassificado ou ser morto.
Estou pronto para eliminar os inimigos do Atlas.
Sou Atlas.”

– Credo do soldado avançado

Novo Direcionamento

Saída do Bloco Aliado

O Jonathan Irons estava devastado e indignado com os políticos americanos, os culpou pela derrota das forças armadas e morte do seu filho em Seoul.

Seu argumento defendia que houve interferência política na linha de comando militar e era preciso agir sem consentimento de nenhum governo.

A nova linha de raciocínio possibilitou a entrada da corporação em países não-aliados dos EUA, como a China.

Presença na China.
Presença na China.

A corporação adquiriu e renomeou a maior hidroelétrica do mundo Três Gargantas, na província chinesa de Hubei, para Atlas Gorge.

A hidroelétrica Atlas Gorge.
A hidroelétrica Atlas Gorge.

A rivalidade geográfica e econômica entre os duas superpotências podia gerar um conflito armado e a corporação estava em busca de um motivo para se vingar.

Leia também! Hammer Industries

Empresa-Nação

A corporação não sentia mais a necessidade em prestar contas para as nações e declarou independência e soberania dos seus territórios.

O quartel-general no Colorado foi fortificado, promoveu suas lideranças locais e transformou seus cidadãos em funcionários.

Tour guiado em Colorado Springs.
Tour guiado em Colorado Springs.

A liberdade de agir sem fiscalizações e burocracias estatais, possibilitou a expansão da empresa de forma mais rápida do que qualquer governo.

Ao contrário do governo, nós não guardamos os nossos segredos de nossas capacidades. Nós não vendemos política, vendemos energia.

Jonanthan Irons

Leiam também! Federal Bureau of Control

Com mais países adquiridos, aumentou a exploração dos recursos naturais e aumentou o nacionalismo da população civil.

Em maio de 2050, a Atlas Corporation obteve um marco histórico no capitalismo global, se tornou a empresa mais valiosa de todos os tempos.

Conselho de Segurança da ONU

Depois de 10 anos de circulação e exploração livre nos países adquiridos, a Atlas Corporation conseguiu um feito inédito ao ser a primeira corporação privada admitida no Conselho de Segurança da ONU.

Discurso na ONU.

Nova Guerra Mundial

Declaração de Guerra

No ano de 20161, o impaciente e vingativo Presidente Jonathan Irons declarou guerra aos Estados Unidos. O estopim foi a interferência do antigo país aliado nas empresas-nações.

Declaração de guerra.

As forças da Atlas atacaram brutalmente as últimas forças militares norte-americanas em San Francisco, na Califórnia.

Os EUA era o último país remanescente que ainda defendia a democracia.

Batalha de San Francisco
Batalha de San Francisco.
Guerra Total

O poder centralizado do CEO baseado na corrupção e na eliminação de opositores motivou uma revolução popular contra o sistema opressor da Atlas.

Nova Guerra Mundial.
Nova Guerra Mundial.

Entre diferentes frentes de batalha, crises de gerenciamento e administração de recursos, revoltas populares, o presidente se acovardou e recuou para o seu escritório no quartel-general no Colorado.

Leiam também! E Corp

Os aliados invadiram a base, derrotaram, fecharam e desmantelaram a Atlas Corporation, o empresário morreu durante o assalto e países controlados declaram independência.

Destruição da Atlas Corporation.
Destruição da Atlas Corporation.

O jogo Call of Duty

Críticas Sociais

A Atlas Corporation foi a antagonista jogo Call of Duty Advanced Warfare da produtora Activision. As críticas contra as Guerras do Iraque e do Afeganistão influenciaram a inserção de uma empresa paramilitar privada no tema do jogo.

A Academi (ex-Blackwater) é a empresa paramilitar privada responsável pelo Massacre na Praça Nisour que matou 17 pessoas e feriu 20, todos civis iraquianos.

Documentário da VICE para o lançamento do jogo.

O livro Blackwater: The Rise of the World’s Most Powerful Mercenary Army do repórter Jeremy Scahill expôs pela primeira vez, as atividades criminosas dos mercenários e as ligações corruptas com a CIA.

Mercenários reais da Blackwater.
Mercenários reais da Blackwater.

Edição de Colecionador

A produtora Activision lançou uma edição especial limitada do jogo Atlas Pro Edition para colecionadores, fãs da franquia Call of Duty, entusiastas em tecnologia e pro gamers.

A edição temática contava com a mídia física, um mapa extra no multiplayer, materiais de escritório, o Manual do Soldado Avançado, dois controles de video game com formato de armas e um exoesqueleto em tamanho real.

Edição de colecionador Atlas Pro Edition.
Edição de colecionador Atlas Pro Edition.