Fundação
A Black Mesa foi uma empresa de pesquisas científicas norte-americana cuja a sede estava localizada na Black Mesa Research Facility, no deserto do Novo México.
A empresa foi criada pelo governo dos Estados Unidos como privada e independente em 1950. O Grande Selo (o símbolo é usado para autenticação dos documentos emitidos pelo governo) está presente no chão do hall de entrada da sede, assim como nos televisores, documentos emitidos e mobília espalhados por todo complexo. Outro logotipo governamental presente nas instalações é o da NRC (The Nuclear Regulatory Commission).
Funcionários
O complexo no Novo México funcionava como uma cidade. Os funcionários civis eram divididos em 2 grandes grupos: o time científico e o força de segurança. Outros habitantes inclusos eram o pessoal administrativo, de serviços e, ocasionalmente, os familiares. Havia também uma pequena presença militar.
O lugar era chefiado pelo Dr. Wallace Breen e todos os funcionários eram altamente gabaritados. A maioria dos funcionários contratados tinham formação acadêmica em física teórica, biotecnologia e outras disciplinas científicas que envolviam alta tecnologia, assim como disposição de trabalhar em lugares de risco, com poucas folgas e experiência em manuseio de materiais técnicos.
O que atraia muitos acadêmicos e cientistas para a Black Mesa Research Facility era que a empresa apoiava a diversidade e empregava minorias étnicas e mulheres (incomum na comunidade científica), como os físicos Eli Vance (negro com perna amputada, formado por Harvard) e Gina Cross (mulher formada pela Caltech).
A Black Mesa, é a empresa fictícia aonde o protagonista Gordon Freeman no jogo Half-Life trabalha. O vídeo abaixo foi produzido por um fã. O conteúdo é sobre a origem e a chegada de Freeman na empresa.
https://www.youtube.com/watch?v=Zw684xM2cUo
Desenvolvimento
As pesquisas realizadas eram das mais variadas e presentes em diversos campos da ciência, sejam eles teóricos ou práticos. Os estudos eram baseados na construção, utilização e manipulação de radiação, foguetes, física teórica, lasers, propulsão experimental, hidráulica, robótica, energia hidroelétrica, genética, zoologia, matemática aplicada, além de ampliação química e física.
“Trabalhando para fazer um futuro melhor para a humanidade.” – slogan –
A maioria das pesquisas realizadas pela Black Mesa eram autorizadas pela comunidade científica internacional e o governo norte-americano, mas diversos projetos secretos eram deliberadamente vagos. Para acessar as instalações, era necessário pegar carona no monotrilho, único meio de entrada e saída. Em alguns lugares exigiam acesso codificado e eram restritos a funcionários específicos.
Entre esses projetos secretos, havia o desenvolvimento de armas de alta tecnologia e sistemas de defesa, investigações sobre viagens interdimensionais, teletransporte e estudo do Xen. Alguns desses experimentos não eram/são bem vistos pela comunidade e pela sociedade.
Concorrência
O principal concorrente da Black Mesa era a Aperture Science, desenvolvedora da tecnologia portal. Ambas disputavam os mesmos contratos governamentais, mas a empresa do deserto do Novo México pegava os melhores.
Cave Johnson, CEO da Aperture afirmava e acusava que a rival roubava suas tecnologias para colocar no mercado antes e isso pode ter contribuído para a falência de sua empresa.
Incidentes Descontrolados
As últimas notícias sobre a empresa foram após os obrigarem o seu fechamento devido ao Incidente Lambda, ocorrido nas entranhas da Black Mesa Research Facility. Esse incidente possibilitou a abertura de portais interdimensionais, que ocasionou a Invasão Combine, ou seja, seres interdimensionais inteligentes invadiram a Terra ocasionando uma guerra interdimensional.
A Guerra das Sete Horas culminou na rendição do planeta Terra, o que gerou o maior genocídio da humanidade e exploração massiva dos recursos do planeta. O jogo 1 e a continuação Half Life 2 detalham essa trama. Ambos se tornaram clássicos, icônicos e cultuados pelos jogadores de vídeo game.
Leia também! Atlas Corporation
Segredos de Estado
As instalações da Black Mesa foram inspiradas nas instalações “secretas” do governo norte-americano no mundo real. Uma mistura entre uma base militar e um laboratório de desenvolvimento de energia nuclear.
Os laboratórios de Los Alamos National Laboratory foram escolhidos para o design e produção das bombas no Projeto Manhattan no final da Segunda Guerra Mundial.
Já a Área 51, a mais famosa base militar da Força Área dos EUA, está presente nas melhores teorias de conspiração. Envolve sempre alguma trama com alienígenas, seja um aeroporto secreto para discos voadores a necrotério de corpos dos extraterrestres abatidos em Roswell em 1947.