Duff Beer

A cerveja favorita do Homer Simpson... e de muita gente na vida real.

Nascimento de um Ícone

A Duff Beer foi uma cerveja fictícia inventada para o desenho Os Simpsons pelo pelo produtor Matt Groening. Ela se tornou famosa ao ser consumida pelos personagens da animação, principalmente pelo protagonista Homer Simpson. Homer sempre foi um cara muito carismático e representava o homem de meia-idade da classe média norte-americana.

A cerveja é uma paródia da Budweiser, uma marca de cervejas que produz em larga escala, um símbolo norte-americano.

Homer Simpson em busca da latinha de cerveja perfeita.

Para beber uma boa e gelada Duff em Springfield (cidade fictícia), Homer e os outros moradores vão até o Moe’s Bar, uma taverna inspirada no bar real Duffy’s, frequentado por Groening durante sua vida acadêmica, localizado próximo a Universidade de Oregon.

Paródia do quadro Santa Ceia do Leonardo Da Vinci. Moradores de Springfield no Moe’s Bar.

Slogan

A Duff Beer possui uma grande variedade de slogans, mas o mais conhecido é “Não consigo beber toda aquela maravilhosa Duff!”.

Fábrica da Duff

Seu quartel-general também está localizado em Springfield e já era possível fazer um tour pela Duff Brewery (fábrica da Duff), antes mesmo da Cervejaria Bohemia pensar em fazer o mesmo em sua fábrica (#chupaAmbev).

A fábrica Duff Brewery.

Portfólio de Sabores e Tamanhos

A variedade de sabores e tamanhos é enorme! Algumas delas são comuns, enquanto outras são voltadas para paladares mais exigentes e edições comemorativas, como: a Adequate, a Extra Cold, a Blue, a Zero, a Ice, a Red, a Special Reserve, a Draft, a Lager, a Tall (longneck); a Out of Control; a Peanut Butter Lager; a Double-Dunkin’ Breakfast Lager, a Microbrew, a Henry K. Duff’s Private Reserve e a Duff High-Extra Beer.

Existem também aquelas que são comercializadas localmente, como a El Duffo (Cuba), a Canadian Duff/Le Duff avec Codeine e a Duff Amber Fired-Brewed Barly Export (ambas do Canadá), a Düff (Escandinávia), Duff Stout (o país Irlanda foi reconhecido graças a ela) e Duff Tropical (países tropicais). A Duff Christmas Ale  é uma edição comemorativa que é somente vendida na época natalina.

Além das cervejas, há outras bebidas alcoólicas em seu portfólio, são elas o Duff Malt e o Duff Champagne.

Moe oferecendo uma Düff importada.

Mascotes

O porta-voz da marca é o Duffman e ele é inspirado no mascote Bud Man dos anos 70 Budweiser. Ele representa um heroico norte-americano patriota.

Suas características físicas são clichés: musculoso, loiro, pele bem bronzeada,  dentes clareados, veste um collant azul, capa vermelha, um boné de beisebol da Duff Beer, óculos escuros espelhados e um cinto de utilidades cheio de latas de cerveja DuffSua voz tem a tonalidade alta e excessivamente entusiasmada, seus movimentos físicos costumam ser exagerados como um dançarino exótico masculino.

O Duffman é um cara muito confiante e está sempre rodeado pelas líderes de torcida.

Aparentemente, há muitos Duffmen idênticos, no entanto, eles nunca aparecem no mesmo lugar ao mesmo tempo (para não desiludir as crianças), como os Papais Noel quando vão aos shoppings.

Há também um parque temático chamado Duff Gardens, paródia da rede de parques de diversão Busch Gardens. O Duff Gardens possui sete mascotes inspirados nos anões da Branca de Neve, são eles: Sleazy, Queazy, Edgy, Surly, Tipsy, Remorseful e Dizzy.

Duffman e família Surly.

Realidade x Ficção

O sucesso da série é imensurável e a Duff é um do principais símbolos venerados pelos fãs da série e de cerveja. O empresário mexicano Rodrigo Contreras, fã da série, lançou a marca Duff Beer com o slogan “a cerveja oficial do Homer Simpson” no mundo real. A produção é feita pela cervejaria belga Haatch Brewery, com objetivo de produzir em larga escala e globalmente.

O Matt Groening, criador da série animada, não curtiu a ideia, não se envolveu no processo criativo e sequer autorizou o uso dos direitos de imagem pelo simples motivo de não querer incentivar as crianças a beber cerveja do desenho.

Ou seja, não é um produto oficial da Fox (a produtora da série animada). Sendo assim, Rodrigo Contreras já foi processado algumas vezes pela produtora e ganhou em quase todas as instâncias, menos na Austrália. Apesar de várias tentativas para chegaram a algum acordo, ambas as partes jamais cederam e a parceria nunca aconteceu.

A Duff Beer realmente existe!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar