Madrigal Elektromotoren

Um conglomerado alemão multinacional muito bem sucedido no segmento gastronômico de fast-foods e na distribuição de drogas ilícitas.

O Conglomerado

Empresa Multinacional

O conglomerado alemão Madrigal Elektromotoren GmbH é dono de 14 empresas franqueadas ao redor planeta, sendo 7 delas do setor alimentício. Sua matriz está sediada em Hannover, na Alemanha.

Sede da Madrigal Elektromotoren GmbH em Hannover, na Alemanha.

Ascensão e Liderança

A Diretoria

O CEO da Madrigal se chama Herr Herzog, ele foi o neto herdeiro do fundador da companhia. Durante a sua liderança, ele tinha uma motivação pessoal e profissional em superar seus antecessores e para isso a empresa deveria crescer exponencialmente com ele no poder.

No ano de 1992, o gerente Peter Schuler foi contratado por Herzog para chefiar as redes de fast food da corporação. Juntos, eles colocaram o conglomerado na liderança do segmento alimentício no mercado internacional de franquias.

Peter Schuler (Norbert Weisser) durante a aprovação dos novos temperos.

O gerente foi responsável pela criação de um padrão de excelência dentro da empresa que englobava testes em laboratório dos produtos e serviços oferecidos pelas as subsidiárias, na qual, a qualidade dos alimentos deveria ser provada antes de irem para o mercado.

Equipe de cientistas responsável pelos alimentos.

As Subsidiárias

As franquias subsidiárias no setor alimentício que pertenceram ao conglomerado alemão, foram: a Los Pollos Hermanos (frango frito), a Whiskerstay’s (peixes e frutos do mar), a Haau Chuen Wok (comida asiática), a Burger Matic (hamburger), Polmieri Pizza (massas e pizza) e a Luftwaffle (café da manhã e waffles).

Burger-Matic nos filmes Nosso Louco Amor e Quase Super-Heróis.

Sonho Americano

Madrigal Electromotive

O maior feito do gerente Schuler foi fortalecer o nome da empresa investindo pesado na produção e na distribuição internacional dos seu produtos e serviços, principalmente nos Estados Unidos.

O braço norte-americano teve o nome traduzido para Madrigal Electromotive. A sede corporativa norte-americana se localizava na cidade de Houston, no Texas. A proximidade com o México foi levada em conta.

A executiva Lydia Rodarte-Quayle foi a contratada para comandar o conglomerado e gerenciar as franquias dentro dos Estados Unidos.

Lydia Rodarte-Quayle (Laura Fraser) em seu escritório na sede em Houston, no Texas.

O Conselheiro

Los Pollos Hermanos foi a maior franquia de fast food dentro do grupo. Considerada um modelo de negócios a ser seguida e um case de sucesso de uma empresa com ascendência mexicana no território dos Estados Unidos.

A rede de franquias de frango frito tinha como o sócio-proprietário, o empresário Gustavo Fring. Ele criou uma relação de amizade e confiança mútua com a gerente regional Lygia. Essa aproximação o fez ser nomeado a um dos conselheiros da corporação.

Gustavo Fring (Giancarlo Esposito) e Lydia Rodarte-Quayle.

Leia também! Los Pollos Hermanos

A influência de Fring dentro da corporação era muito grande e quando houve uma crise interna de segurança, o policial aposentado e homem de confiança do empresário Mike Ehrmantraut, foi contratado para ser  o novo supervisor de segurança.

Lydia Rodarte-Quayle e Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks).

Logística e Expansão

A contratação do Mike Ehrmantraut tinha como objetivo, facilitar a logística de entregas e recebimentos dos produtos manufacturados dentro da companhia em diferentes regiões ao redor do mundo, principalmente nos continentes americano, europeu e asiático.

O empresário Gus Fring precisava de alguém de confiança com acesso livre dentro desse departamento, pois tinha muito interesse em utiliza-lo para seu negócio paralelo, de forma segura e que menos chamasse atenção das autoridades.

Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks) supervisionando um centro de distribuição.

Indústria Química e Equipamentos Industriais

A Madrigal também era importadora e distribuidora de grandes quantidades de produtos químicos industriais controlados da China para os Estados Unidos.

A rota dos produtos começava nos Estados Unidos pelo porto de Long Beach, na Califórnia. Os milhares de barris de metilamina produzidos pela Golden Moth Chemical eram desembarcados no porto e transportados através das linhas rodoviárias e ferroviárias da Southern Transcon & Santa Fé Railroads para os produtores rurais interessados em pesticidas, principalmente nos estados do Texas e de Oklahoma.

Barril da Golden Moth Chemical.

Além da importação e produção de produtos químicos em grandes quantidades, outro investimento feito pelo conglomerado era na fabricação e tecnologia de equipamentos industriais de grande porte. Por exemplo, os filtros de ar industriais HEPA, considerados os melhores do mercado.

Flyer do filtro HEPA (esquerda) e laboratório personalizado (direita).

A Queda

Conexões com Tráfico de Drogas

Infelizmente, o sucesso da Los Pollos Hermanos durou pouco. O sucesso da rede de fast food de frango frito era na verdade uma fachada para o tráfico de drogas nas fronteiras dos Estados Unidos e México.

Já haviam suspeitas de um império de drogas na cidade de Albuquerque, no Novo México e a presença de sicarios ligados ao cartel mexicano fortaleceu a presença policial da DEA na região.

Os sicarios sempre frequentavam os restaurantes franqueados da Los Pollos Hermanos e outros departamentos de justiça já desconfiavam da obtenção de lucro excedente da rede de franquias.

Caminhão da Los Pollos Hermanos atacado por sicarios rivais.
Caminhão da Los Pollos Hermanos atacado por sicarios rivais.

Investigação Criminal

Quando o empresário Gus Fring e o antigo líder do cartel mexicano Hector Salamanca foram assassinados juntos e de uma forma muito estranha, as investigações policiais conectaram o cartel mexicano, a rede de fast foods e o conglomerado alemão.

O gerente geral Peter Schuler fazia vista grossa para o “sucesso” da rede de franquias de frango frito e a gerente regional Lydia era participante ativa na distribuição das drogas.

A Los Pollos Hermanos foi fechada e convenientemente, o gerente geral se suicidou quando a polícia o chamou para depor, aumentando uma crise interna que já havia sido instalada.

Retirada da Los Pollos Hermanos no portfólio do conglomerado.
Retirada da Los Pollos Hermanos do portfólio do conglomerado.

Como consequência, o poder do CEO Herr Herzog foi enfraquecido diante dos demais diretores do conglomerado. Todas as atividades da empresa foram investigadas e aquelas consideradas ilícitas foram esclarecidas para os acionistas e encerradas.

Reunião emergencial com todos os diretores e acionistas.

A Química do Mal

Madrigal Elektromotoren foi uma corporação fictícia que apareceu na aclamada série Breaking Bad, produzida pela AMC. Ela também apareceu a partir da terceira temporada no spinoff Better Call Saul, produzida em parceria com a Netflix.

Breaking Bad – 5ª temporada, 2º episódio.