Madrigal Elektromotoren

Um conglomerado alemão multinacional muito bem sucedido no segmento gastronômico de fast-foods e na distribuição de drogas ilícitas.

O Conglomerado Multinacional

A corporação Madrigal Elektromotoren GmbH é a marca-mãe dona de 14 empresas por todo o planeta, sendo 7 delas do setor alimentício. Sua matriz está sediada em Hannover, na Alemanha.

Sede da Madrigal Elektromotoren GmbH em Hannover, na Alemanha.

Ascensão

O CEO da Madrigal se chama Herr Herzog, ele era o neto herdeiro do fundador da empresa. Sua ambição em superar seus antecessores o motivaram bastante e a empresa crescesse exponencialmente com ele no poder.

No ano de 1992, o Peter Schuler foi contratado por Herzog para chefiar as redes de fast food da corporação. Juntos, eles colocaram a empresa na liderança do segmento alimentício no mercado internacional de franquias.

Peter Schuler (Norbert Weisser) durante a aprovação dos novos temperos.

Ele criou um padrão de excelência dentro da empresa que englobava testes em laboratório dos produtos e serviços oferecidos pelas as subsidiárias, na qual, a qualidade dos alimentados era provada antes de irem para o mercado.

Equipe de cientistas responsável pelos alimentos.

As Subsidiárias

As franquias subsidiárias no setor alimentício pertencentes ao conglomerado alemão, são: a Los Pollos Hermanos, a Whiskerstay’s, a Haau Chuen Wok, a Burger Matic e a Polmieri Pizza.

Burger-Matic em Nosso Louco Amor e Quase Super-Heróis.

Sonho Americano

O alemão Schuler fortaleceu o nome da empresa investindo pesado na produção e na distribuição internacional dos seu produtos e serviços, principalmente nos Estados Unidos.

O braço norte-americano teve o nome traduzido para Madrigal Electromotive. A sede corporativa norte-americana se localiza na cidade de Houston, no Texas. A proximidade com o México foi levada em conta.

A executiva Lydia Rodarte-Quayle foi contratada para comandar o conglomerado nos Estados Unidos. .

Lydia Rodarte-Quayle (Laura Fraser) em seu escritório na sede em Houston, no Texas.

Los Pollos Hermanos foi uma franquia de fast food muito importante dentro do grupo.

A rede era o case de sucesso nos Estados Unidos e seu sócio-proprietário Gustavo Fring criou uma relação de amizade e confiança mútua com Lygia. Ela o havia tornado ele um dos conselheiros da corporação.

Gustavo Fring (Giancarlo Esposito).

Leia também! Los Pollos Hermanos

A influência de Fring dentro da corporação o fez indicar seu homem de confiança, o policial aposentado Mike Ehrmantraut, para ser contratado como o novo supervisor de segurança.

Lydia Rodarte-Quayle e Mike Ehrmantraut.

Logística e Expansão

A empresa também é dona de muitos depósitos em toda a América, Europa, Ásia e do mundo. O objetivo é facilitar a logística de entregas e recebimentos dos seus produtos em diferentes regiões do mundo.

Gus Fring tinha interesse no acesso livre desses centros e colocar alguém de confiança lá dentro era necessário para seus negócios.

Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks) supervisionando um centro de distribuição.

Indústria Química e Equipamentos Industriais

A Madrigal também importava e distribuia grandes quantidades de produtos químicos industriais da China para os Estados Unidos.

Os embarques da metilamina produzida pela Golden Moth Chemical chegavam no porto de Long Beach, na Califórnia.

Depois de descarregados, o carregamentos eram transportados através da Southern Transcon & Santa Fé Railroads para os interessados em pesticidas nos estados do Texas e de Oklahoma.

Barril da Golden Moth Chemical em um depósito da Madrigal.

A empresa também investia em tecnologia e a fabricação de equipamentos industriais de grande porte. Por exemplo, os filtros de ar industriais HEPA.

Flyer do filtro HEPA (esquerda) e laboratório personalizado (direita).

A Queda

Infelizmente, o sucesso da Los Pollos Hermanos durou pouco. A rede de fast food era uma empresa de fachada para o tráfico de drogas nas fronteiras do Estados Unidos com o México.

Haviam suspeitas sobre a obtenção de lucro excedente e a desconfiança sobre a presença de sicarios mexicanos frequentando os restaurantes. As investigações avançaram após a morte do sócio-fundador.

A sede corporativo Madrigal fazia vista grossa para o narcotráfico e a Lydia era participante ativa na distribuição das drogas.

O fim da Los Pollos Hermanos e do Peter Schuler.

Conveniente, Peter Schuler se suicidou dentro do banheiro do próprio escritório quando a polícia o chamou para depor, ocasionando uma crise interna.

Como consequência, houve constrangimento na diretoria do conglomerado diante da diretoria e enfraquecimento do Herzog na política da empresa.

Após o suicídio, todas as atividades ilícitas ligadas a empresa foram esclarecidas para os acionistas e fechadas.

Reunião emergencial da diretoria com os acionistas.

A Química do Mal

Madrigal Elektromotoren é uma corporação fictícia que aparece na aclamada série Breaking Bad. Ela também apareceu na terceira temporada do spinoff Better Call Saul.

Breaking Bad – 5ª temporada, 2º episódio.