Duff Beer

A bebida favorita do Homer Simpson. Ela representa o sonho norte-americano de sucesso e a embaixadora da cidade de Springfield pelo mundo.

Os Simpsons

Símbolos da Série Animada

Homer Simpson

O cartunista, roteirista, produtor, animador e dublador Matt Groening criou a série animada Os Simpsons.

A animação apresentou vários estereótipos presentes na sociedade norte-americana e o destaque principal foi o cotidiano da família de classe média.

Matt Groening, criador do desenho.
Matt Groening, criador do desenho.

O protagonista era o Homem Simpson. Ele era um pai atencioso, muito carismático, um pouco desastrado, mas rude, acima do peso, incompetente, grosseiro, preguiçoso, ignorante e que adorava beber cerveja Duff Beer e comer donuts.

Homer Simpson em busca da latinha de cerveja perfeita.
Homer Simpson em busca da latinha de cerveja perfeita.

O Homer Simpson trabalhou na Usina Nuclear de Springfield e depois do expediente, sempre encontrava seus amigos para beber uma cerveja Duff Beer gelada no Moe’s Bar

Homer durante o expediente na Usina Nuclear de Springfield.
Homer durante o expediente na Usina Nuclear de Springfield.

Cidade de Springfield

Durante a pré-produção do desenho animado, escolheram o nome Springfield para a cidade. Na época, este nome era o mais comum para os subúrbios encontrados nos mapas norte-americanos.

Panorama da cidade de Springfield.

 

Moe’s Bar

O Moe0Um dos locais que mais aparecem no desenho animado, foi o local que popularizou a cerveja local Duff Beer. O estabelecimento pertencia ao Moe Szyslak e ficava aberto todos os dias da semana, menos na quarta-feira.

O bar foi inspirado na taverna Max’s Tavern que era frequentado pelo criador do desenho quanto era estudante da Universidade do Oregon.

Homer (esquerda) e Moe (direita).
Homer (esquerda) e Moe (direita).

Cerveja Duff Beer

A cerveja era um coadjuvante onipresente no desenho animado, pois ela sempre aparecia como a bebida alcoólica oficial do Moe’s Bar e era bebida pelo Homer em casa, quando estava sentado no sofá, em frente a televisão.

A Marca Duff Beer

As Inspirações

A Duff Beer foi criada para servir como paródia da Budweiser no desenho animado. A Budweiser é marca de cerveja mais popular nos EUA, ela faz a produção em larga escala de cerveja. Esse método de produção é outro símbolo do estilo de vida norte-americano.

Houveram boatos e teorias sobre a inspiração para o nome da cervejaria. Já foi especulado que ele foi inspirado em outro bar frequentado pelo criador enquanto estudante, o bar se chamava Duffy’s. Outra teoria era o apelido Bud para a cervejaria Budweiser.

Oficialmente, o nome foi dado em homenagem ao baixista Duff Mckagan da banda Guns N’ Roses.

Slogan

Diversos slogans foram criados ao longo do tempo, mas o mais conhecido e mais recente é o…

“Não consigo beber toda aquela Duff maravilhosa!”.

Este slogan esteve presente na fachada da sede corporativa da cervejaria, que também funcionava como a fábrica que produzia e engarrafava as bebidas.

Fachada da Duff Brewery.
Fachada da Duff Brewery.

A Fábrica da Duff Brewery

O prédio histórico da fábrica da Duff Brewery se localizava na cidade de Springfield. O local era um dos pontos turísticos da cidade e era possível agendar um tour pelas suas instalações.

Atualmente, fazer um tour dentro das cervejarias se tornou bastante popular. No Brasil, uma das atrações turísticas mais populares na cidade histórica de Petrópolis, na serra do Rio de Janeiro, é ter a experiência em visitar a Cervejaria Bohemia, a mais antiga do país.

Portfólio de Produtos

A cervejaria possuía uma grande variedade de sabores e tipos diferentes de embalagens. Alguns desses sabores eram mais comuns, mas haviam aqueles que eram voltadas para paladares mais exigentes ou se tratavam de edições comemorativas.

Leia também! Madrigal Elektromotoren

Cervejas Tradicionais

A Duff Draft era servida como chopp, vendido exclusivamente em bares, como o Moe’s Bar. Enquanto no varejo, a cerveja era vendida em diferentes formatos, os mais comuns e tradicionais eram do tipo lager, como a  Duff Lager (latinha), a Duff Tall (longneck), Duff Microbrew (mini garrafa) e a Duff High-Extra Beer (latão).

Outras lagers especiais incluídas no portfólio eram a Duff Peanut Butter Lager (com manteiga de amendoim) e Duff Double-Dunkin’ Breakfast Lager (estilo bávaro para ser servida no café da manhã).

Cervejas Premium

Alguns tipos eram voltados para determinados gostos, como a Duff Zero (sem teor alcoólico), a Duff Blue (light), a Duff Extra Cold (servidas em dias de calor) e a Duff Ice (baixa fermentação e espuma mais duradoura).

Também tinham aquelas que eram artesanais ou para gostos mais refinados, como a Duff Red (red ale), a , a Duff Adequate, a Duff Special Reserve, a Duff Out of Control, a Henry K. Duff’s Private Reserve.

Cervejas Regionais

Algumas eram comercializadas somente regionalmente, como a El Duffo (Cuba), a Canadian Duff ou Le Duff avec Codeine e a Duff Amber Fired-Brewed Barly Export (ambas no Canadá), a Düff (países da Escandinávia), Duff Stout (Irlanda) e Duff Tropical (países tropicais).

Düff, a cerveja escandinava.
Düff, a cerveja escandinava.
Edições Especiais

A Duff Christmas Ale é uma edição comemorativa que era vendida somente na época natalina.

Pouco conhecidas, a cervejaria também produzia outros tipos de bebidas alcoólicas mais exclusivas, com a Duff Malt (whiskey) e a Duff Champagne (espumante).

Garoto Propaganda

O Mascote Duffman

O porta-voz da marca era o Duffman e ele foi inspirado no mascote Bud Man da Budweiser, nos anos 70. Ele representava um típico herói patriota norte-americano, inspirado no Superman.

Suas características físicas eram de um homem branco loiro e musculoso, com pele bronzeada e dentes clareados artificialmente.

Ele vestia as cores da bandeira dos Estados Unidos, um collant azul, uma capa vermelha, um boné de beisebol da Duff Beer. Também usava óculos escuros espelhados e um cinto de utilidades cheio de latas de cerveja.

Para fortalecer a imagem máscula e masculina, o Duffman devia estar sempre acompanhado de um grupo de cheerleaders.

O Duffman ao lado das cheerleaders.

O mascote encarnava o personagem do Duffman. A tonalidade da voz era alta, grave e excessivamente entusiasmada para acompanhar os movimentos físicos exagerados, como se fosse um dançarino exótico que devesse ser o centro das atenções.

Para não desiludir as crianças, nenhum Duffman podia aparecer no mesmo lugar e ao mesmo tempo que o outro.

Essa esquema foi inspirado quando se tem um Papai Noel no shopping center que recebe as crianças. Outra inspiração, foram os personagens da Disney nos parques temáticos, só deve haver apenas um tipo neste local.

O Parque de Diversão

Duff Gardens

A Disney foi uma grande fonte de inspiração para paródias dentro da série animada, mas outra empresa que foi lembrada e também dona de parques temáticos, foi o Bush Gardens.

Dentro do desenho, a cervejaria fictícia foi a idealizadora do parque de diversão Duff Gardens, na qual, algumas das atrações eram bem inusitadas para as crianças, como o hall dedicados aos presidentes dos Estados Unidos e um aquário de cerveja com peixes vivos.

Leia também! Jurassic Park

Os Sete Duffs

Uma das atrações eram os Sete Duffs, mascotes bêbados que circulavam pelo parque entretendo e perturbando os visitantes. Eles foram inspirados nos 7 anões da Branca de Neve.

Como os anões do conto clássico, os nomes dos mascotes remetem aos seus estados de espírito, são eles: o Sleazy, o Queazy, o Edgy, o Surly, o Tipsy, o  Remorseful e o Dizzy.

O Universal Orlando é um parque de diversão real que conta como atração, várias propriedades intelectuais de Hollywood, como Os Simpsons e uma dessas atrações dentro do lugar são os Sete Duffs.

Três dos Sete Duffs no Universal Studio.
Três dos Sete Duffs no Universal Studio.

Realidade x Ficção

Cerveja de Verdade

O sucesso da série foi imensurável e a marca Duff foi um do principais símbolos venerados pelos fãs da série animada e de cerveja no mundo.

O publicitário e empresário mexicano Rodrigo Contreras viu a oportunidade em produzir um produto que fosse um sucesso de vendas no setor de bebidas inspirado na animação.

Ao perceber o sucesso da audiência do desenho animado, juntamente, com o entusiamo dos apreciadores de cerveja que gostariam que a marca realmente existisse, o empresário lançou a marca Duff Beer com o slogan “a cerveja oficial do Homer Simpson” no mundo real.

Rodrigo Contreras e garrafas da Duff Beer real.
Rodrigo Contreras e garrafas da Duff Beer real.

A produção é feita pela cervejaria belga Haatch Brewery e apesar de ser altamente colecionável, seu objetivo sempre foi de produzir e vender uma cerveja icônica em larga escala globalmente.

O design do logotipo e das embalagem são muito parecidos ou quase idênticos a aqueles que foram apresentados na animação.

Latinha da Duff Beer Premium Lager.
Latinha da Duff Beer Premium Lager.

Leia também! Los Pollos Hermanos

Propriedade Intelectual

O criador da série animada Matt Groening não gostou da ideia, pois não se envolveu no processo criativo e sequer autorizou o uso dos direitos de imagem pelo simples motivo de não querer incentivar as crianças a beber cerveja apresentada em um desenho animado.

Como ele e Fox Entertainment (produtora da série animada) não registraram a patente da marca, a cerveja de verdade pode ser vendida em bares, pubs e mercados. O slogan foi retirado para não ter problemas jurídicos ligados ao nome da série animada.

Não haviam precedentes como esse nas produções de Hollywood, a Duff Beer de Os Simpsons virou um case study e agora, todas as propriedades intelectuais são registradas. A empresa Omni Consumer Products é uma companhia especializada em criar e gerir legalmente a imagem de algumas marcas fictícias.

Mini figures oficiais.
Mini figures oficiais.

O empresário foi processado algumas vezes pela produtora e pelo produtor, chegou a ganhar em quase todas as instâncias, menos na Austrália e apesar de várias tentativas de aproximação ou qualquer tipo de acordo comum entre as partes, ninguém jamais cedeu e sequer houve qualquer proposta para uma parceria ou autorização de licenciamento oficial.

Segundo uma reportagem da revista Rolling Stone, as únicas cervejas oficiais licenciadas são vendidas dentro dos parques temáticos, como o Universal Orlando.

Uma cervejinha gelada iria cair bem, hein!
Uma cervejinha gelada iria cair bem, hein!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *