O Visionário
Natural de Nova York, Howard Stark cresceu aprendendo que a sociedade impõe certos limites sobre o sucesso alheio, seja no status econômico ou no gênero.
Habilidoso com as palavras, foi um bom mentiroso e um excelente negociador para conseguir o que queria. Fez amizades e negócios com a máfia para sobreviver e subir na vida.
Sempre foi participante ativo de diversas conferências internacionais sobre diferentes assuntos de seu interesse. Fez muito networking por onde ia, inclusive com diferentes líderes e outros empresários.
Era um gênio no que fazia, um grande inventor e excelente empresário que virou multi-milionário muito rapidamente.
Importante Aliado
Em maio de 1934, a Stark Industries foi fundada para fornecer os melhores e mais eficientes equipamentos militares para os Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
Ela foi fundada quando Howard ainda trabalhava para a agência governamental norte-americana SSR (Reserva Científica Estratégica).
No mesmo ano, ele conheceu o bioquímico e físico alemão Abraham Erskine em Genebra, Suíça. Viraram amigos em território neutro, apesar de estarem em lados opostos na guerra, pois um era americano e o outro, alemão.
Horrorizado pelos crimes contra a humanidade cometidos pelos nazistas, Erskine foi recrutado pela SSR e desertou para os EUA com a ajuda de Stark, fugindo da HYDRA.
Juntos e em solo americano, eles lançaram o Projeto Renascimento e assim nasceu o Capitão América, o supersoldado perfeito.
Erskine ficou como o responsável pela parte biológica e fisiológica do herói, enquanto Howard construia e fornecia os melhores equipamentos para ele.
S.H.I.E.L.D. (Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão)
Com o fim da guerra se aproximando e novos inimigos a espreita, Howard Stark e outros membros da SSR, fundaram da agência de segurança SHIELD.
O objetivo dessa agência era combater internacionalmente as terríveis operações subversivas da HYDRA, uma organização secreta com ideais nazistas que queria dominar o mundo na base do fanatismo, nacionalismo e misticismo.
Empreendedor em Tempos de Crise
A Stark Industries foi a principal fornecedora dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Foi a fabricante dos mais diversificados e inovadores tipos de equipamentos, armamentos, munições e veículos usados em combate.
Seu papel foi importante demais durante a guerra. Mais tarde, o empresário seria convidado e faria parte da equipe de cientistas e engenheiros que construiriam a primeira bomba atômica no Projeto Manhattan.
Investimentos de Fora da Guerra
Muitos dos projetos da empresa costumavam ser secretos e altamente perigosos, em sua maioria, equipamentos de guerra. Porém, Howard havia se planejado para o pós-guerra, então começou a desenvolver e produzir produtos que não fossem para o campo de batalha.
Das invenções criadas, algumas contribuíram para diversos avanços sociais, políticos e econômicos. Por exemplo, fontes de energia renováveis e equipamentos médicos de última geração.
Apesar de lucrar muito com as guerras do século XIX, a Stark Industries também se preocupava com o bem-estar social das pessoas.
O Grande Reator Arc
Houve uma corrida industrial para a descoberta e criação de algum dispositivo que armazenasse energia durável e ilimitada. O russo Anton Vanko saiu na frente e projetou o Grande Reator Arc. A Stark Industries financiou a construção do reator, este que era um núcleo de energia pura.
Anton Vanko não foi reconhecido por sua invenção e após cobrar a mais por ela, foi deixado de lado. Desvalorizado, foi flagrado fazendo espionagem industrial na companhia e em seguida, foi extraditado de volta para União Soviética.
Na URSS, com o apoio governamental e as cópias originais dos blueprints do reator, ele fundou a Smerkov, uma concorrente estatal soviética equivalente a americana para quem ele trabalhava.
Stark Expo
O empresário foi um grande empreendedor e inspirado pela Exposição Universal, lançou a Stark Expo em 1943 para atrair pessoas do mundo inteiro que gostariam de ajudar a projetar o futuro da humanidade.
Ambas exposições foram eventos singulares, cujos expositores eram as maiores mentes do mundo em diversas áreas.
Na Universal, os países expositores juntavam objetos que fossem importantes para sua história, que ilustrassem suas cultura e tradições, além de suas recentes invenções.
Enquanto Stark Expo, o foco era exibir as inovações tecnológicas que definiriam o futuro da humanidade. Ali, as empresas e indústrias teriam maior destaque, um grande merchandising para parceiros comerciais e concorrentes.
Foi lá que o americano e o soviético se conheceram.
Em 2010, Tony Stark, filho do fundador e herdeiro das Stark Industries, relançaria a exposição com o objetivo mais egocêntrica, mostrar para o mundo que era o maior inventor e empresário do momento.
O Herdeiro
Quando os pais de Tony faleceram em um acidente, ele herdou toda fortuna deles e o controle aquisitivo da indústria. provisoriamente, até ele completar a maioridade, a empresa passou a ser controlada por outro sócio, o Obadiah Stane.
Obadiah Stane ficou por pouco tempo no controle da situação, pois Tony superou as expectativas, amadureceu precocemente e assim como seu pai, se transformou em um inventor excepcional e um empresário de sucesso.
Por ser muito jovem, o novo diretor se tornou o novo rosto da empresa e logo recebeu muita atenção da mídia por conta da sua empatia e seu temperamento, sabia se exibir melhor do que ninguém.
Ele se transformou em um símbolo de renovação da indústria bélica na época.
Legado Stark
Prestigiado entre os militares, do mais rasos ao de mais alta patente, seu melhor amigo era o piloto e coronel da Força Aérea dos Estados Unidos James Rhodes (Don Cheadle).
O coronel era a ponte do Departamento de Defesa com a indústria bélica, o que o manteve ocupado assinando muitos contratos.
O legado do seu pai, manteve viva sua a ambição em construir e fabricar as melhores e mais potentes armas e equipamentos para o exército norte-americano.
Modern Warfare
As guerras no Oriente Médio foram muito lucrativas para a companhia, pois Tony Stark era o melhor vendedor e a qualidade dos seus produtos era imbatível.
O último projeto para a indústria bélica fabricado por Tony, foram os mísseis Jericho. Mísseis de longo alcance com a capacidade de destruir montanhas.
Os protótipos da arma foram apresentadas no Afeganistão, testadas, aprovadas e compradas pelo exército norte-americano imediatamente. Mais um contrato bem sucedido assinado.
Vida ou Morte
Depois da apresentação, o comboio militar de Tony foi surpreendido em uma emboscada e atacado pela organização terrorista os Dez Anéis.
A operação foi financiada e planejada pelo seu sócio, Obadiah Stane. O empresário era inescrupuloso e muito invejoso. Acreditava que deveria ser o diretor da indústria e que ela lucraria muito mais se vendessem as armas para lados opostos numa guerra, inclusive os inimigos dos Estados Unidos.
O Homem de Ferro
Tony Stark foi ferido no coração por estilhaços de um bomba construída por sua empresa durante a emboscada. Para não morrer, ele construiu uma versão pocket do Reator Arc e a instalou em seu peito para impedir que os detritos entrassem em seu coração.
Em cativeiro, trancando em uma sela escura e com muito material a sua disposição, foi obrigado a construir novos mísseis Jericho para o grupo.
Ele enganou seus captores ao construir uma armadura que ligava apenas com o reator ligado em seu peito, destruiu o acampamento terrorista e fugiu voando deles.
Quando descobriu a traição do seu sócio, projetou uma nova armadura, fez alguns upgrades no seu reator particular e se lançou como o Homem de Ferro, um vigilante que ajudaria a combater o mal no mundo, incluindo o seu sócio.
Novos Rumos
O departamento responsável pela produção de armas foi fechado e em uma tentativa de obter a sua versão do Homem de Ferro com a intenção de reproduzi-la e vendê-la no mercado, Stane é morto e o reator é destruído.
A Pepper Potts, assistente de Tony Stark, foi promovida para o cargo de diretora das Stark Industries, depois dele renunciar ao cargo e assumir o título de super herói.
Gênios, bilionários, playboys e filantropos
O temperamento forte e egocentrismo foi também uma herança de família. Tony, filho único e mimado, sempre gostou de ser o centro das atenções e o cara que gostaria de ter o controle sobre tudo.
Seu pai vivia uma vida excêntrica, colecionava carros e aviões e algumas vezes se colocava em perigo por conta de alguma invenção. O filho seguiu o mesmo caminho. Ambos gostavam da adrenalina.
O segurança pessoal Happy Hogan era o motorista particular, a babá e o confidente de Tony. Eles costumavam competir entre si se revezando e disputando corridas com os carros exóticos do bilionário.
“Gênio, bilionário, playboy e filantropo!” – lema do Tony Stark –
Eles chegaram a criar a própria construtura de carros de corrida na Fórmula 1 e para se manter ocupado, Tony era o piloto principal até sofrer um novo atentado no Grand Prix de Mônaco.
O Quartel-General e a Torre Stark
A sede corporativa ficava no mesmo prédio que ficam os laboratórios, local do Grande Reator Arc. Após, a nova diretora assumir, os escritórios são transferidos para uma nova e recém-construída sede em Nova York, a Torre Stark.
Iniciativa Vingadores
Sem deixar de lado sua armadura, o Homem de Ferro foi recrutado para a Iniciativa Vingadores pelo diretor da SHIELD Nick Fury. Um grupo de pessoas excepcionais que deveriam proteger e vingar o Planeta Terra em caso de uma invasão extraterrestre ou outro tipo de ameaça.
Quando o deus asgardiano Loki invadiu a Terra, ele usou a Torre Stark para abrir um portal interdimensional para a passagem do exército alienígena, os Chitauri.
Os Vingadores venceram a Batalha de Nova York e após a torre ser danificada, foi convertida e transformada oficialmente na nova sede para o Vingadores
Bem estabelecidos e entrosados, Tony Stark prepara sua aposentadoria e cria drones parecidos com a sua armadura para servirem de escudos contra novas ameaças externas.
Ao colocar tecnologia alienígena em um drone, cria sem querer o Ultron. Um ser artificial inteligente que se rebelou contra o seu criador, montou um exército de cópias suas e causou a destruição do país Sokovia.
Pressionada e indignada com o que houve, a ONU lança o manifesto Acordos de Sokovia para supervisionar e controlar os Vingadores e registrar todos aqueles com poderes especiais.
Em um dos itens, a base dos heróis deveria ser transferida obrigatoriamente para longe das cidades e as antigas instalações da Stark Industries do período da Guerra Fria que estavam em desuso, foram convertidas em um nova base. O centro de comando agora era subordinado a SHIELD, agência internacional independente.
A SHIELD foi desmantelada depois da descoberta que a HYDRA a comandava secretamente por muitos anos. Alguns funcionários comprometidos com a justiça, leais ao governo e parceiros dos Vingadores, foram contratados pelo recursos humanos da Stark Industries.
Eles foram instruídos a reconstruir a agência de inteligência dentro da empresa e relança-la como uma agência subordinada ao governo norte-americano futuramente.
Campanhas de Marketing
A Stark Industries é a companhia fictícia presente nas histórias em quadrinho do Homem de Ferro da Marvel. A adaptação para os cinemas foi um sucesso e o filme Iron Man iniciou uma nova dos heróis em Hollywood.
Leia também! Trask Industries
Para divulgar o filme, a Marvel fechou uma parceria temporária com a Gillette e renomeou o estádio do New England Patriots para Gillette Stark Industries Stadium.
A Stark Expo de 2010 é passada no filme Iron Man 2. Anúncios virais fakes apresentavam as subsidiárias da Stark Industries que estariam presentes na exposição. São elas a CORDCO, Stark-Fujikawa e AccuTech.
A Vida (Quase) Imita a Arte
O sucesso cinematográfico do Homem de Ferro e do carismático Tony Stark chamaram a atenção da mídia e o compararam com o Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Boring Company. Todas as suas empresas são revolucionárias.
A Tesla mexeu no vespeiro da indústria automobilística ao lançar os carros elétricos e combater os combustíveis fósseis, a SpaceX planeja levar o homem ao planeta Marte em menos de 50 anos e a Boring Company promete revolucionar a mobilidade urbana das metrópoles.
Existe um boato que Musk estaria fazendo negócios com o Pentágono e projetando armaduras ou exoesqueletos inspirados no Homem de Ferro.
O sul-africano do Vale do Silício apareceu no filme Iron Man 2 e a fábrica da Tesla foi usada como locação das Hammer Industries, concorrente da Stark Industries e antagonista no filme.