A InGen
A Concepção da Ideia
Fundação Embrionária
O Dr. John Parker Hammond (Richard Attenborough), o sócio-fundador da InGen Technologies, tinha um sonho impossível e muito polêmico: clonar o DNA de animais e plantas pré-históricos extintos e os trazerem de volta a vida.
Para alcançar esse objetivo, ele trouxe outros cientistas e bioengenheiros, como o Dr. Sorkin e o Dr. Henry Wu para seu lado. Juntos, lançaram a Hammond Foundation para alcançar essa meta.
A Arte da Ciência
Paleontologia
Fósseis de Dinossauros
A Hammond Foundation financiou diversas pesquisas paleontológicas para encontrar fósseis em perfeito estado de dinossauros e plantas extintas a milhares de anos.
O material genético extraído das escavações não era suficiente e não estava servido para o propósito da empresa. A solução encontrada pela equipe de especialistas foi buscar animais fossilizados em âmbares pré-históricos.
Âmbares Pré-Históricos
A equipe conseguiu extrair o material genético de animais extintos presente em um mosquito pré-histórico preservado. O inseto tinha acabado de se alimentar quando foi engolido pela resina de uma árvore no passado distante.
Esse material genético coletado serviu como base para os experimentos em laboratórios, juntamente, com o material coletado dos fósseis.
Bioengenharia
Clonagem dos Dinossauros
Nos anos 80, os cientistas da fundação conseguiram criar dinossauros em laboratório ao utilizar os materiais genéticos encontrados em fósseis escavados, no inseto preso no âmbar e animais recentes para complementar a cadeia genética.
A clonagem dos dinossauros foi bem sucedida. Eles não eram geneticamente originais, eram modificados para atender os interesses da empresa.
A fundação abriu precedentes para um novo setor, a bioengenharia. A fundação precisava captar recursos e garantir o controle das suas patentes, a solução encontrada foi abrir uma empresa capital e atrair investidores.
Plano de Negócios
International Genetic Technologies, Inc
Fundação da InGen
O setor da biotecnologia era considerado um tabu no meio. As decisões em resgatar animais extintos e modificar seres vivos geneticamente podiam ser consideradas desonestas e com falta de ética.
Os membros da fundação e investidores internacionais, principalmente asiáticos, fundaram a International Genetic Technologies, Inc (a InGen Technologies) no Vale do Silício, Califórnia.
A primeira sede corporativa e local dos primeiros testes em laboratório estava localizada em Palo Alto, região conhecida por abrigar as sedes das principais empresas de tecnologia do mundo.
“Nós fazemos o seu futuro.“
slogan da InGen Technologies
Mudança para o Caribe
A maioria dos dinossauros sobreviveriam apenas em regiões tropicais, seja pelo clima, seja pela política dos países.
O polo tecnológico não atendia mais aos interesses da empresa depois de captar dinheiro suficiente para suas pesquisas. Ela comprou as ilhas costarriquenhas Isla Nublar e Isla Sorna para criar em laboratório e desenvolver em uma região isolada as criaturas.
O Parque dos Dinossauros
Isla Nublar
A Isla Nublar foi escolhida pela InGen para servir de vitrine para a marca. A empresa construiu um safari / zoológico pré-histórico na ilha.
O Jurassic Park contaria com uma rede hoteleira, centros de visitação, passeios guiados e paddocks com diferentes espécies de dinossauros.
Apesar do nome ter de origem jurássica, a empresa também clonou dinossauros de outras eras, como Cretáceo.
Isla Sorna, o Sítio B
A Isla Sorna funcionou como o berçário e campo de testes de novas espécies antes delas serem transportadas para o parque. O local era conhecido como Sítio B da InGen Technoloogies.
O isolamento das ilhas contribuiu para diversos problemas que culminaram no fechamento do parque antes dele abrir e abandono das instalações.
Problemas Jurássicos
Caos no Caribe
Incidente de 1993 na Isla Nublar
Um ano antes da inauguração oficial do Jurassic Park, os investidores da empresa enviaram para a ilha um representante e uma equipe de consultores especialistas para aprovarem o parque.
O passeio no final de semana foi um desastre! A ilha estava com um número mínimo de funcionários, a comunicação com o continente não funcionava e aconteceram diversos problemas de automação do sistema.
O programador Dennis Nedry (Wayne Knight), responsável pelos sistemas do parque, estava com problemas financeiros e a concorrente Biosyn o recrutou para roubar os materiais genéticos dos laboratórios da InGen.
Ele desligou parte da energia do parque que alimentava as cercas dos dinossauros, desligou os telefones e travou o sistema de segurança durante o roubo.
Quando estava a caminho do porto para entregar o material roubado a seu contato, ele se perdeu na estrada devido a um tempestade e sofreu um ataque de dinossauro.
Ele não conseguiu retornar para religar os sistemas elétricos e os dinossauros saíram dos seus paddocks e circularam livremente pela ilha.
O Furação Clarissa na Isla Sorna
A tempestade tropical de 1993 também atingiu com força a Isla Sorna ao mesmo tempo que ocorria o desastre no parque. O Sítio B teve que ser evacuado, diversas estruturas de contenção foram destruídas pelo furação Clarissa e os dinossauros ficaram livres.
A InGen Technologies abandonou as ilhas e o clima tropical atenuante acelerou o processo de ruína dos prédios.
Algumas instalações em ruínas viraram territórios dominados pelos dinossauros, como a Vila dos Trabalhadores e o Centro Administrativo de Embriologia passou a ser dos Velociraptors.
A InGen entrou em decadência e quase a falência para cobrir os processos judiciais as vítimas e investidores.
Processos Legais
Conhecimento Público
O empreendimento do parque era sigiloso, nem todo mundo sabia sobre o retorno dos dinossauros e a maioria que sabia fez um acordo com a empresa.
O matemático teórico Ian Malcolm, um dos consultores sobreviventes do parque, lançou o livro God Creates Dinosaurs detalhando suas experiências, criticando a gerência da InGen e do parque.
As patentes dos dinossauros deveriam ser protegidas legalmente, independentemente do fracasso do parque.
A empresa o processou por danos morais devido a publicidade negativa e quebras de contrato, ele também foi desacreditado publicamente, perdeu seu título no meio acadêmico e virou uma piada.
Jogo dos Tronos
Sob pressão dos acionistas, a InGen Technologies substituiu o visionário John Hammond por seu sobrinho Peter Ludlow no cargo de diretor da companhia.
“Considerando que o CEO tenha se envolvido em práticas ineficazes e negligentes para promover suas próprias crenças pessoais ambientais. Essas práticas têm afetado o desempenho financeiro da empresa por sofrer perdas significativas. Os acionistas estão sendo, significativamente prejudicados devido essas perdas. Desse modo, John Parker Hammond deve ser removido do cargo de Diretor Presidente, imediatamente”.
Peter Ludlow, novo diretor da InGen Technologies
Os investidores não perderam o interesse nos dinossauros e defendiam que eles era produtos patenteados pela InGen, o novo diretor precisou elaborar novos planos.
O Resgate da Marca Jurassic Park
Renovação de uma Ideia
A ideia de um novo parque havia sido descartada, o Peter Ludlow propôs terminar a construção do anfiteatro inacabado em San Diego, Califórnia para usá-lo com palco para apresentações dos dinossauros.
Temporada de Caça
Juntamente com um exército de mercenários, caçadores experientes e pesquisadores da área, ele autorizou e foi para a Isla Sorna para capturarem os maior número de espécies diferentes de dinossauros.
A InGen forneceu todos os materiais, transporte, equipamentos, armas e veículos necessários para esta aventura.
O braço armamentista dentro da empresa surgiu a partir desses mercenários contratados.
Caos em San Diego
A caçada foi mal executada, com várias fatalidades e o projeto em San Diego foi catastrófico para InGen. O Tiranossauro Rex adulto macho que foi transportado para a cidade, matou a tripulação do navio, causando a destruição das Docas da InGen no porto.
O dinossauro fugiu, causou acidentes nas ruas, invadiu residências no subúrbio e atacou mais pessoas, incluindo o próprio Peter Ludlow.
Os governos dos EUA e da Costa Rica interviram, transformaram as ilhas em reservas naturais restritas e devolveram os dinossauros a elas a pedido de grupos ambientalistas, como Greenpeace.
O Renascimento do Setor Biotecnológico
O Retorno da InGen Technologies
A Flor Wu
A InGen estava a beira da falência e o Dr. Henry Wu (BD Wong) assumiu o comando da empresa. Ele foi o cientista responsável por trazer os dinossauros de volta a vida depois de extintos.
O projeto de lei de Negligência Ética na Ressurreição Paleo-Genética, (Gene Guard Act) proibiu de clonar a fauna e flora pré-histórica da InGen.
Essa lei não impediu dele criar novas espécies em laboratório e a planta híbrida Flor Wu (Karacosis wutansis) com características pré-históricas trouxe muita atenção midiática internacional e salvou a empresa da falência.
Masrani Global
A volta dos que não foram…
A Flor Wu também atraiu novos investimentos e investidores para a InGen e após do falecimento do John Hammond em 1998, a Masrani Global do empresário Simon Masrani adquiriu a empresa de biotecnologia.
A Masrani Global era uma empresa muito bem sucedida na construção civil, indústria energética e telecomunicações, ela reconstruiu o parque renomeando para Jurassic World e o colocou em funcionamento.
Fragmentação da InGen
A InGen recebeu maior autonomia e foi fragmentada em dois setores: um criativo voltado para as pesquisas genéticas, a InGen Technologies e o outro operacional com o foco em segurança e prevenção, a InGen Security.
O Dr. Henry Wu era o chefe responsável pelo departamento da InGen Technologies.
A InGen Security (Masrani Security Initiative) era uma empresa vanguardista paramilitar em segurança e contingência global.
O braço paramilitar fabricava armamentos de alta tecnologia, como drones com visão infravermelha e oferecia treinamento militar para mercenários.
A empresa tinha um exército próprio e era responsável pela segurança dos funcionários e visitantes no novo parque.
Leia também! Atlas Corporation
“Tornar-se parte da equipe da é algo inspirador. Treinamos cadetes do nível mais inferior e os transformamos em militares totalmente certificados que poderão lidar em qualquer situação de combate.”
Hugh Winchester, diretor da Divisão de Formação da InGen Security
Adestramento de Dinossauros
Os dinossauros precisavam saber conviver e respeitar os humanos no parque. Algumas espécies mais dóceis podiam ser manuseadas por crianças.
Os braços científicos e armamentistas da InGen sabiam da inteligência e hostilidade dos Velociraptors e eles desenvolveram um adestramento para essas criaturas desde o nascimento para obedecerem seus mestres tratadores.
Todos esses dinossauros adestrados foram criados com material genético de animais atuais para funcionarem de acordo com as diretrizes da empresa.
«
Depois de uma década, o público perdeu o interesse nos dinossauros clássicos do Jurassic World e solução encontrada pela InGen para atrair novos visitantes e investimento foi desenvolver novos dinossauros por encomendada.
As novas atrações deveriam ser únicas, mais interessantes, mais agressivas e mais consumíveis, algo que ajudasse no marketing. O uso de naming rights chegou a ser especulado.
Os novos dinossauros deveriam conter materiais genéticos de diferentes espécies, gerando dinossauros híbridos.
Leia também! Mirando Corporation
A História se Repete
O Mundo Perdido
Caos no Jurassic World
O dinossauro híbrido Indominus Rex tinha o material genético de Tiranossauro Rex, de Velociraptor, de uma lula e de um rã.
O Indominus Rex cresceu em um ambiente confinado, era ansioso e tinha temperamento de um psicopata altamente agressivo.
Ele escapou do seu paddock e causou o maior confusão no parque. Os cientistas não previram que ele pudesse ter habilidades especiais como camuflagem e controle da temperatura corporal.
A confusão irreparável fez com que a ilha tivesse que ser evacuada de novo e para sempre. O Indomus Rex e Simon Masrani (Irrfan Khan), diretor da Masrani Global, morreram durante o caos.
O parque fechou novamente e a Masrani Global abandonou a ideia de reconstruí-lo, a imagem do lugar ficou muito danificada.
Proteção dos Dinossauros
O Sir Benjamin Lockwood (James Cromwell) era o ex-parceiro de negócios do John Hammond na criação da InGen.
O porão da sua casa, a Mansão Lockwood, no norte da California, serviu como o primeiro laboratório para os primeiros dinossauros.
O velho era saudosista, como o Hammond e propôs a criação de um novo santuário para salvar os dinossauros do vulcão Monte Sibo, na Isla Nublar.
Leia também! Blu Bird Sanctuary
Ele atendeu o pedido do grupo ambientalista Dinosaur Protection Group, chefiado pela Claire Dearing (Bryce Dallas Howard), ex-gerente de operações do Jurassic World e enviou-a para a ilha para ajudar na captura dos dinossauros.
Caos na Mansão Lockwood
Os mercenários da InGen Security transportaram os dinossauros resgatados para o continente para serem vendidos em um leilão exclusivo controlado pelo empresário responsável pela fortuna do Lockwood, o Eli Mills (Rafe Spall). O santuário era uma mentira!
O Eli Mills financiou o Dr. Wu e a InGen Technologies a desenvolverem novos dinossauros híbridos mais obedientes, com o Indoraptor. Uma versão menor e melhorada do Indominus Rex.
O leilão exclusivo na Mansão Lockwood foi um sucesso no início, vários dinossauros foram vendidos para ditadores, oligarcas e outros bilionários sem escrúpulos.
Leia também! Continental Hotel
Os problemas começaram quando alguns dinossauros, incluindo o Indoraptor, conseguiram escapar das suas jaulas e mataram várias pessoas.
O dinossauro híbrido morreu e os demais resgatados escaparam da Mansão Lockwood pela floresta ao redor da propriedade e pelo mundo. O curta-metragem Battle at Big Rock mostra as consequências da fuga.
Marketing
O Filme Jurassic World
Ativações e Instalações Diferenciadas
O filme Jurassic World foi lançado para resgatar a franquia Jurassic Park nos cinemas. Para promoção do filme na Europa, a equipe de marketing instalou contêineres de contenção da InGen danificados com as réplicas de Velociraptors em tamanho real em lugares de grande circulação, como estações de trem.