Los Pollos Hermanos

Um lugar aonde sempre tem algo delicioso e viciante sendo preparado pela mão dos melhores profissionais.

A Química do Mal

A Los Pollos Hermanos é principal cadeia de restaurantes fast-food especializada em frango do Novo México, EUA. Ela é uma empresa fictícia que surgiu na série Breaking Bad e foi apresentada como uma paródia malvada da rede KFC.

Embalagem de frango frito.

“Os melhores ingredientes são escolhidos com amor e carinho, lentamente preparados com perfeição. Sim, os tradicionais preparos continuam ainda melhores no Los Pollos Hermanos, ,mas não tome minha palavra para isso. Basta uma provada e você saberá o que estou falando” – comercial de TV 

Interior da loja.
Cena da série Breaking Bad.

Para divulgar a terceira temporada do spinoff Better Call Saul, foi feito um comercial legítimo para a televisão da rede de fast food.

Um site oficial também foi criado. Lá, é possível conhecer toda a história da empresa, quais são seus valores e cultura. Também informa quais os critérios para enviar o currículo e como. Há a possibilidade em assistir os vídeos de treinamento de funcionários.

Layout do site oficial.

Fundação

A cadeia de lanchonetes de frango frito foi fundada por Gustavo Fring e Max Arciniega no México e a lanchonete matriz abriu em Albuquerque, no Novo México.

Gustavo Fring (Giancarlo Esposito) (esquerda) e Max Arciniega (James Martinez) (direita).

O nome em espanhol é uma referência aos dois fundadores, conhecidos como os irmãos galinha na região.

A empresa atraiu investidores interessados na expansão e internacionalização da marca nas regiões próximas da fronteira. Um dos investidores foi o cartel de drogas de Juaréz.

Don Eladio (Steve Bauer), líder do cartel de drogas de Juaréz.

Ascensão

Apesar do envolvimento investidores narcotraficantes, o conglomerado alemão Madrigal Elektromotoren havia se interessado pela empresa devido a sua cultura mexico-americano e o seu público abrangente.

Leia também! Madrigal Elektromotoren

A rede de lanchonete é adquirida pelo conglomerado. O interesse dos alemães no território norte-americano e os grandes investimentos feitos por eles, fizeram com que a rede se expandisse por todo sudoeste norte-americano. Quartorze franquias locais foram abertas após a aquisição.

Loja matriz em Albuquerque, NM.

O Visionário

O responsável pelo sucesso foi Gustavo Fring. As lojas contavam com um excelente atendimento, boa comida e uma comunicação muito bem resolvida. O próprio sócio-fundador era humildade de certa maneira e se misturava com os funcionários e era confundido diariamente como um gerente qualquer da loja.

Gus Fring varrendo o estacionamento dos clientes.

O Cartel de Juaréz

Quando se associou ao um cartel mexicano, os narcotraficantes e sicarios transformaram as lanchonetes em lugares de fachada para a lavagem de dinheiro e logística de suas atividades ilegais, como o tráfico de drogas.

O cartel e o Gus Fring fizeram um acordo para o empresário controlar a distribuição das drogas no sudoeste americano. Esse acordo envolveu o assassinato do seu antigo parceiro que era contra a associação com o narcotráfico e o monopólio de distribuição de drogas na região.

Gus Fring marcava reuniões de negócios nas mesas da lanchonete em Alburquerque.

Império das Drogas

O transporte das drogas ilícitas saiam do México em caminhões refrigerados com fundos falsos em embalagens de alimento congelado em direção ao Estados Unidos. O mesmo método era usado para transportar o dinheiro das vendas de volta para o cartel mexicano.

Seguranças era contratados para acompanhar de dentro dos caminhões os carregamentos dos produtos “congelados”.

Os depósitos de distribuição da Madrigal eram usados para armazenar as drogas e as lojas serviam também como pontos de encontro entre traficantes e locais de pagamento dos mesmos.

A Los Pollos Hermanos empregava muitas pessoas, a maioria a margem da sociedade, alguns imigrantes ilegais ou criminosos contratos. A empresa era um modelo sócio-econômico na região e essa atitude colocou Gus Fring como um conselho do governo local, garantindo acesso aos escritórios da polícia.

Cena na série Better Call Saul.

A furtividade e baixa descrição dos negócios ilegais conquistaram o ex-professor e químico Walter White, ganhador do prêmio Nobel. No submundo, ele era conhecido apenas como Heisenberg e era o produtor da melhor e mais pura metafetamina já feita, a Blue Sky.

Walter White (Bryan Cranston) no balcão de atendimento da loja matriz.

A contratação do químico chamou atenção do cartel e solicitou a presença dele e do empresário em uma reunião na mansão do líder narcotraficante. Nesse dia, ambos teriam investimentos ilimitados e juntos, novas franquias e entregas de produtos congelados tiveram que ser encaminhados.

Decadência

O químico rompeu com o empresário, após um guerra entre eles e facções internas do cartel mexicano, Gus Fring é em um atendado juntamente com o Hector Salamanca, notório narcotraficante e mão direita do Don Eladio.

A disputa de poder interno ocasionou muitos tiroteios e assassinatos por sicários. Vários traficantes e inocentes foram apagados durante essa guerra, diretamente ou indiretamente.

Um motorista de um dos caminhões foi morto em uma emboscada.

A DEA (Órgão Federal de Combate as Drogas) foi acionada e suas investigações descobriram quem era o responsável pelo império das drogas na região.

A polícia foi até a sede corporativa da Madrigal e conseguiu desmantelar toda a distribuição de drogas no sudoeste americano. Os bens da empresa foram bloqueados, a franquia foi fechada pelo conglomerado e retirada do seu portfólio.

Reverse Product Placement 

A lanchonete Twisters, localizada no Nova México, serviu como locação para as séries. Ela foi envelopada com a comunicação fictícia durante as gravações. O local virou um ponto turístico para fãs da série Breaking Bad.

A lanchonete original.

Durante o festival South by Southwestern (SWSW) no Texas, uma lanchonete da Los Pollos Hermanos foi realmente montada para divulgar a série. A série Breaking Bad já era considerada cult e a loja se tornou um dos símbolos mais importantes para os fãs.

Instalação temporária no SXSW.

A campanha temporária contou com os atores que interpretaram personagens na televisão e motivou a criação de uma rede de fast food real baseada na fictícia. Os visitantes poderiam respondem questionários para vaga de emprego e conhecer os protagonistas.

O ator Giancarlo Esposito na lanchonete temporária.

O escritor, produtor e roterista das séries Vince Gilligan ficou tão animado com a ideia e lançou oficialmente a loja oficial da Los Pollos Hermanos “no mundo real”. Atualmente, a franquia está presente em algumas metrópoles do mundo como Nova York, Los Angeles e Roma.

Vince Gillangan ao lado do mascote oficial.