Weyland-Yutani

A construção de mundos melhores deve ser a partir do domínio do universo e de todas coisas nele.

A Megacorporação Weyland-Yutani

O Casamento Perfeito

A megacorporação Weyland-Yutani nasceu da fusão entre a britânica Weyland Corp e a japonesa Yutani Corporation.

Traje espacial da nova corporação.
Traje espacial da nova corporação.

“Construindo mundos melhores.”

Slogan da Weyland-Yutani.

Leia também! Weyland Corp

Antigas Rivais

As duas empresas eram impérios em suas áreas de atuação e rivais em algumas situações.

Ambas empresas tiveram problema na justiça envolvendo patentes de suas tecnologias e existiu a possibilidade de tido espionagem industrial nessa época.

O maior problema jurídico foi quando a Yutani Corporation processou a Weyland Corp ao alegar plágio da patente da tecnologia andróide, o andróide assistente David (Michael Fassbender) da Weyland Corp.

Vídeo de apresentação do andróide David 8.
A Fusão

As duas corporações tinham interesses parecidos e quando o Peter Weyland e sua filha Meredith Vickens desapareceram na missão do Projeto Prometheus e foi dado como morto, os outros sócios da Weyland aceitaram a proposta de venda para a Yutani.

A fusão ocorreu exatamente depois do fracasso desta missão. A união Weyland-Yutani beneficiou as duas corporações, dominando o mercado de tecnologia andróide e viagens espaciais.

A nova empresa foi promovida a megacorporação.

Cartão de visitas de um executivo da Weyland-Yutani.
Cartão de visitas de um executivo da Weyland-Yutani.

Segmento de Mercado

Tecnologia Andróide

Após a fusão, o andróide David foi aposentado e substituído pelo modelo Walter (Michael Fassbender). Todas as novas unidades de andróides assistentes foram reprogramados para serem mais empáticos com humanos.

O Walter era mais sociável, emocionalmente inteligente e sarcástico que o modelo anterior. Suas curiosidade e inteligência não foram alteradas. Ele foi fabricado em parceria com a AMD (product placement).

Vídeo de apresentação do andróide Walter.

Um andróide assistente ao menos era enviado nas viagens interstelares como parte da tripulação. Os humanos viajavam dentro de cápsulas de hibernação e os andróides ficavam acordados cuidando da manutenção das naves.

Cápsula de hibernação.
Cápsula de hibernação.

Leia também! Wallace Corporation

Exploração Espacial

Colonização Interstelar

A exploração espacial consistia em realizar missões perigosas e apostas em mundos desconhecidos. A expansão humana no espaço necessitava de pessoas altamente qualificadas dispostas a viajarem por anos para descobrir e colonizar planetas fora do sistema solar antes de estabelecerem rotas de comércio.

Prólogo do filme Alien Covenant.

A USCSS Covenant foi uma nave colonizadora com a capacidade de transportar 2000 mil colonos, 1140 embriões de segunda geração e 15 tripulantes até o planeta Origae-6.

Emblema da USCSS Covenant.
Emblema da USCSS Covenant.

Parte da tripulação era composta por famílias e a interação de respeito entre eles deveria ser muito boa. Todos seriam vizinhos uns dos outros no novo lar.

Tripulação da nave colonizadora.
Tripulação da nave colonizadora.
USCSS Nostromo

O filme Alien, o Oitavo Passageiro foi protagonizado pela tripulação civil do USCSS Nostromo, um cargueiro Lockheed Martin CM-88B de classe Juggernaut que recebeu um sinal estranho da lua LV-426.

Corredor interno da USCSS Nostromo.
Corredor interno da USCSS Nostromo.

Seguindo leis espaciais, a tripulação da Nostromo devia investigar o sinal misterioso. Se recusassem, os registros da nave iriam entregá-los e eles poderiam ter a carga retida e não iriam receber o dinheiro do transporte.

A Weyland-Yutani era a dona da nave e da carga. Ela tinha interesse nos mistérios do espaço sideral e o sinal poderia ser um pedido de socorro da USCSS Prometheus, nave desaparecida do Peter Weyland.

Pouso em LV-426.
Pouso em LV-426.

Leia também! Lunar Industries

Organizações Espaciais Centrais

O espaço sideral era todo regulamentado por organizações interplanetárias que protegiam os interesses das corporações e nações colonizadoras.

Países e empresas faziam parte de alguns concelhos e respeitavam as regras universais exigidas por estas organizações.

A principal agência reguladora era a Extrasolar Colonization Administration (ECA) – Administração de Colonização Extrassolar em português. Esta agência conduzia a colonização humana em novos planetas.

Comissão da ECA sobre o incidente da Nostromo.
Comissão da ECA sobre o incidente da Nostromo.

Outra agência reguladora e controlada pela Weyland-Yutani era Interstellar Commerce Commission (ICC) – Comissão Comercial Interstelar em português.

Inspirada na extinta agência com mesma sigla Interstate Commerce Commission dos EUA, que regulamentava a economia e serviços de transporte entre os estados americanos.

Os Colonial Marshals (fuzileiros navais coloniais) era a agência policial responsável pela aplicação da lei nas colônias extraterrestres e estações espaciais. Todos os principais escritórios dos fuzileiros tinham pelo menos um agente ligado ao ICC.

A agência também trabalhava em parceria com agências federais das nações. Os Colonial Marines era a versão estatal dos militares norte-americanos.

Colonial Marines prontos para o combate.
Colonial Marines prontos para o combate.

Leia também! Federal Control of Bureau

Outras corporações multinacionais também faziam parte dessas organizações, eram elas: Lasalle Bionation (pesquisa e desenvolvimento biológico), Grant Corporation (industria química e farmacêutica) e a ZCT Corporation (industria bélica).

Acidentes Isolados

Desaparecimento de Naves em Missões

A nave USCSS Prometheus desapareceu em missão antes da fusão ser concluída. A tripulação do USCSS Covenant captou uma transmissão não autorizada do Planeta 4 e foi investigar se poderia ser um pedido de socorro.

Chegada ao novo planeta.
Chegada ao novo planeta.

O Planeta 4 parecia o lugar perfeito para uma colônia e era localizado na metade do caminho para Origae-6. O lugar foi explorador e foram encontrados resquícios de ações humanas.

Exploração do Planeta 4.
Exploração do Planeta 4.

A exploração fracassou, vários membros da tripulação morreram e a nave desapareceu no espaço.

Incidente na Nostromo

Aconteceu um incidente na USCSS Nostromo, somente Ellen Ripley (Sigourney Weaver) e o gato Jones foram os únicos sobreviventes da tripulação resgatada. Eles foram acordados da hibernação após 57 anos vagando no espaço.

Ellen Ripley e o gato Jones.
Ellen Ripley e o gato Jones.

Ela recebeu tratamento a bordo da Estação Gateway e descobriu que sua filha Amanda havia falecido 2 anos antes dela ser encontrada.

Ala médica da Estação Gateway.
Ala médica da Estação Gateway.

A Ellen Ripley foi investigada pela ECA e os executivos da Weyland-Yutani pela destrução da Nostromo. Ela alegou que uma criatura alienígena havia atacado e matado o restante da tripulação da nave. Sem provas físicas, seu testemunho foi recebido com extremo ceticismo.

Depoimento da Ellen Ripley.
Depoimento da Ellen Ripley.
Amanda Ripley e a Estação Sevastopol

A Amanda Ripley (Kezia Burrows) era funcionária da Weyland-Yutani, igual a sua mãe. Quando os registros de voo da Nostromo foram recuperados e levados até a estação Sevastopol, ela viajou para lá com o objetivo de descobrir o que aconteceu com sua mãe a quinze anos antes.

Amanda Ripley, funcionária da Weyland-Yutani.
Amanda Ripley, funcionária da Weyland-Yutani.

O game Alien Isolation conta a história do contato da Amanda Ripley com a criatura alienígena, o xenomorfo. A estação Sevastopol estava deserta e foi atacada pela criatura. Ela descobriu o que aconteceu com sua mãe, destruiu a estação e foi a única sobrevivente.

Um xenomorfo.
Um xenomorfo.

Anos depois e no planeta Terra, ela se casou e adotou o nome Amanda Ripley-McClaren e faleceu aos sessenta e seis anos de idade, dois anos antes da sua mãe ser encontrada.

Foto da falecida Amanda Ripley-McClaren.
Foto da falecida Amanda Ripley-McClaren.
A Colônia em Terraformação LV-426 Acheron

A Weyland-Yutani colonizou a lua LV-426 para terraformação e nomeada de Acheron pelos colonos. A Ellen Ripley hibernava no espaço e não havia sido resgatada.

Funcionários administrativos da Weyland-Yutani.
Funcionários administrativos da Weyland-Yutani.

A base de colonos Hadley’s Hope abrigava 158 pessoas, incluindo muitas famílias. Os primeiros colonos nomearam a lua de Acheron, nome inspirado em um dos rios que cortavam o mundo dos mortos na mitologia grega.

Famílias dos funcionários também habitavam as colônias.
Famílias dos funcionários também habitavam as colônias.

No testemunho da Ripley dizia que a lua LV-426 era o lugar onde a Nostromo havia encontrado o xenomorfo.

Action figures do filme Aliens, o Resgate.
Action figures do filme Aliens, o Resgate.

Quando a corporação perdeu contato com a colônia em Acheron, enviou a USS Sulaco para investigar. A nave contava com uma tropa de fuzileiros navais coloniais, a Ellen Ripley como consultora e um executivo da corporação interessado na criatura.

USS Sulaco.
USS Sulaco.

O reator da estação de processamento da lua Acheron explodiu com o ninho de xenomorfos. Os sobreviventes, incluindo a Ripley, escaparam por pouco na USS Sulaco.

Essa história em Acheron foi mostrada no filme Aliens, o Resgate, do diretor James Cameron.

A Colônia Penal Fiorina 161

O terceiro filme da franquia, Alien³, do diretor David Fincher, mostram as consequências desastrosas do filme anterior.

Um facehugger, filhote alienígena provocou um incêndio na Sulaco e a tripulação foi evacuada. As cápsulas de evacuação e hibernação caíram na colônia penal Fiorina 161, a Fúria.

Um facehugger.
Um facehugger.

O facehugger estava em uma das cápsulas. A colônia penal foi atacada pelo xenomorfo nascido deste filhote alienígena. A maioria dos habitantes e a criatura foram mortas.

A Weyland-Yutani encerrou as atividades em sua colônia penal depois o ocorrido. A Fúria era uma colônia penal industrial.

A colônia penal Fiorina 161, a Fúria.
A colônia penal Fiorina 161, a Fúria.
Obsessão da Corporação

Em todos os incidentes, existiu a possibilidade do envolvido direto e indireto da Weyland-Yutani, incluindo o desaparecimento da USCSS Prometheus (indicados nos filmes Prometheus e Alien Covenant).

A megacorporação sempre demostrou interesse em obter a criatura alienígena. Alguns andróides das tripulações das naves e estações envolvidas nos incidentes receberam ordem de priorizar a vida alienígena e descartar as demais, humanas.

Andróide infiltrado na nave Nostromo.

Tiveram sabotagens a naves, incursões e assaltos a colônias e experiências científicas com as criaturas alienígenas e seres humanos.

Testes em laboratório.
Testes em laboratório.

A história de Alien, a Ressurreição foi ambientada na estação militar de pesquisa Auriga. A trama mostra o envolvimento corrupto entre os fuzileiros navais coloniais, cientistas e contrabandistas de pessoas na tentativa de controlar a espécie alienígena.

Experiências com humanos e ovos alienígenas.
Experiências com humanos e ovos alienígenas.

Leia também! Jurassic World

Referência na Cultura Pop

A Weyland-Yutani e Tyrell Corp do filme Blade Runner, estabeleceram o conceito de megacorporações em Hollywood. Empresas gigantes sem moral e étnica, maiores que o estado e muitas vezes antagonistas nas tramas.

Leia também! Tyrell CorpSalvar

Diversas outras obras cinematográficas inserem referências em suas produções. O emblema da USCSS Nostromo apareceu em Assassinato por Encomenda e o logotipo da Weyland-Yutani em Eu, Robô.

Easter eggs nos filmes.
Easter eggs nos filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *