Abstergo Entertainment

A subsidiária reescreve a história dos piratas ao oferecer uma experiência única e inovadora em um ambiente de realidade virtual.

Subsidiária da Abstergo Industries

A Empresa

Abstergo Entertainment na Cultura Pop

A Abstergo Entertainment apareceu pela primeira vez como a subsidiária da mega corporação templária Abstergo Industries no game Assassin’s Creed IV: Black Flag, desenvolvido pela canadense Ubisoft Montréal.

Leia também! Abstergo Industries

A história do jogo se passa em dois momentos distintos da história, um durante a Era de Ouro da Pirataria no Caribe como um pirata e a outra nos tempos atuais como um analista de sistemas que trabalha para a subsidiária da mega corporação.

Era de Ouro da Pirataria no Caribe.
Era de Ouro da Pirataria no Caribe.

O momento metalinguagem do jogo é durante a exploração das instalações da sede da Abstergo Entertainment no Canadá pelo jogador, a sensação é a mesma que visitar a subsidiária canadense da Ubisoft.

Escritório do CCO da Abstergo Entertainment.
Escritório do CCO da Abstergo Entertainment.

Leia também! Madrigal Electromotive

Sede Corporativa

A sede corporativa, os escritórios dos desenvolvedores e os servidores da Abstergo no Canadá estão localizados em um arranha-céu na cidade de Montreal. As instalações são convidativas, modernas, arejadas e com ambientes de trabalho que lembram as empresas de tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia.

Entrada de algum andar no prédio da empresa.
Entrada de algum andar no prédio da empresa.

O prédio futurista da empresa funciona como uma vitrine para o mercado coletor de memória genética ao apresentar para um público leigo uma tecnologia revolucionária na forma de entretenimento, educação e turismo.

Hall de entrada do prédio da empresa.
Hall de entrada do prédio da empresa.

Pessoas-Chave

Inicialmente, a subsidiária canadense foi presidida pelo analista de sistemas, o CCO Olivier Garneau (Vincent Hoss-Desmarais) até a sua morte misteriosa em Chicago em 2014, quando foi convocado pela diretoria da corporação para comparecer em uma reunião com potenciais novos investidores.

O CCO Olivier Garneau.
O CCO Olivier Garneau.

Segundo um artigo no jornal Abstergo News Wire, o analista completou pelo menos um ano no cargo de chefe criativo da divisão de entretenimento.

O artigo da Abstergo News Wire.
O artigo da Abstergo News Wire.

A Melanie Lemay (Cristina Rosato) substituiu e sucedeu o Olivier Garneau no cargo de CCO após a sua morte. Ela era uma funcionária de confiança da empresa matriz, braço direito do seu antecessor, muito obediente, leal e a pessoa responsável encarregada de comandar um dos projetos mais importantes, o Project Sample 17 (Amostra 17 em português).

A chefe de projeto Melanie Lemay.
A chefe de projeto Melanie Lemay.

Agenda Templária

Project Sample 17

O Project Sample 17 eram as amostras da memória genética do assassino Desmond Miles, inimigo da Ordem Templária e da Abstergo. Ele e seus antepassados do Credo dos Assassinos tiveram contato direto com os Pedaços do Éden, artefatos mágicos ou relíquias sagradas da Primeira Civilização.

O objetivo dos templários é encontrar esses itens e usá-los para encontrar a paz ao controlar a população mundial sob as suas ordens. Os inimigos assassinos sempre os impediu de completar a agenda templária.

Imagem de arquivo do Project Sample 17 nos servidores da Abstergo Entertainment.
Imagem de arquivo do Project Sample 17 nos servidores da Abstergo Entertainment.

Problemas Geram Oportunidades

A Abstergo sofreu perdas significativas reativando e enfrentando os assassinos no mundo moderno, incluindo o desaparecimento de Pedaços do Éden.

A partir das amostras com memórias genéticas do Desmond Miles, a empresa pode recriar e revisitar seus antepassados, através do Animus e transformar esse conhecimento em experiências que favorecessem a Ordem Templária e a corporação.

Leia também! InGen Technologies

Os templários entenderam que poderiam reescrever a história da humanidade da própria maneira e apresentar conteúdos que expressassem e defendessem a sua visão de mundo. O software Animus Omega pode gravar e projetar imagens a partir da memória coletada.

Estação de trabalho Animus na Abstergo Entertainment.
Estação de trabalho Animus na Abstergo Entertainment.

Comercialização da Memória Genética

A corporação abriu o braço Abstergo Entertainment para comercializar as memórias genéticas obtidas do Project Sample 17 para o público leigo. A primeira produção foi o longa-metragem Devils of the Caribbean, protagonizado pelo carismático pirata caribenho Edward Kenway (Matt Ryan).

O pirata Edward Kenway.
O pirata Edward Kenway.

Outra produção desenvolvida pela subsidiária canadense foi o jogo Pirates of Nightmares, também protagonizada pelo pirata Edward Kenway.

Teaser trailer do game Pirates of Nightmares da Abstergo Entertainment.

Diferente do longa-metragem, o usuário poderia experimentar a visão de mundo do pirata com a visão em primeira pessoa por meio da realidade virtual do video game Animus Helix.

Alta Tecnologia

O Helix é um software baseado em nuvem desenvolvido pela Abstergo Entertainment que permitiu reunir relatos de vários templários e assassinos ao longo da história em um sistema único. A Abstergo pode coletar od dados genéticos dos jogadores que estiverem usando fone de ouvido.

Comercial do Abstergo Entertainment Animus Helix.

O óculos de realidade virtual aumentada Mobile Animus OS é outro produto comercial inventado pela empresa. Ele mostrava imagens como eram no passado, como prédios antigos nas ruas atuais, em tempo real.

Comercial do Abstergo Entertainment Mobile Animus OS.

O Mobile Animus OS tem inspiração em outro óculos virtual de realidade aumentada, o Google Glass. Outro dispositivo móvel que pretendia aumentar a comunicação entre o utilizador, seus dados virtual e o mundo real para aperfeiçoar e facilitar as tarefas do cotidiano.

Imagem conceitual do Google Glass.
Imagem conceitual do Google Glass.

Leia também! Arkangel

Edição de Colecionador

Artbook do Jogo

A capa do artbook com artes conceituais do jogo Assassin’s Creed: Unity imitava um livro de bolso de um funcionário da Abstergo Entertainment.

Artbook do jogo Assassin's Creed IV: Black Flag.
Artbook do jogo Assassin’s Creed: Unity.