Madrigal Electromotive

O conglomerado alemão é o símbolo do sucesso no setor gastronômico de fast-foods e na distribuição de drogas ilícitas.

Madrigal Elektromotoren GmbH

Conglomerado Alemão

A Madrigal Electromotive foi uma corporação dona de catorze empresas franqueadas ao redor do planeta. Sete dessas franquias fazem parte do setor gastronômico.

Sua sede matriz está sediada na cidade de Hannover, Alemanha.

As Franquias Subsidiárias

As franquias subsidiárias no setor alimentício eram: a Los Pollos Hermanos (frango frito), a Whiskerstay’s (peixes e frutos do mar), a Haau Chuen Wok (comida asiática), a Burger Matic (hamburger), Polmieri Pizza (massas e pizza) e a Luftwaffle (café da manhã e waffles).

Portfólio no hall de entrada da sede corporativa.
Portfólio no hall de entrada da sede corporativa.

Leia também! Brawndo, the Thirst Mutilator

Indústria Química

A Madrigal também importava e distribuia grandes quantidades de produtos químicos industriais controlados. Esses produtos eram fabricados na China e entregues em todo mundo.

Centro de distribuição.
Centro de distribuição.

Nos EUA, milhares de barris de metilamina produzidos pela Golden Moth Chemical eram desembarcados porto de Long Beach, na Califórnia.

Os barris eram transportados em linhas Southern Transcon & Santa Fé Railroads e vendidos a produtores rurais interessados em pesticidas do Texas e de Oklahoma.

Barril da Golden Moth Chemical.
Barril da Golden Moth Chemical.

Equipamentos Industriais

O conglomerado também desenvolvia tecnologias para indústria química e fabricava equipamentos industriais de grande porte. Os filtros de ar HEPA eram considerados os melhores do mercado.

Anúncio do filtro de ar HEPA e um laboratório construído pela empresa.
Anúncio do filtro de ar HEPA e um laboratório construído pela empresa.

Os produtos químicos e industriais inovadores desenvolvidos pela empresa ajudavam as lojas franqueadas a manter o nível de excelência elevado e liderança de mercado.

Leia também! ACME Corporation

Pessoas Interessantes

O CEO Herr Herzog era o neto herdeiro do fundador da Madrigal Electromotive e foi durante seu mandato que a empresa cresceu exponencialmente e conquistou a liderança de mercado, superando as metas da companhia.

O CEO Herr Herzog no centro.
O CEO Herr Herzog no centro.

Em 1992, o Herzog contratou o Peter Schuler (Norbert Weisser) para ser o gerente do setor responsável pelas redes de fast food da corporação. Eles colocaram o conglomerado alemão na liderança do segmento no mercado internacional de franquias.

O gerente geral Peter Schuler.
O gerente geral Peter Schuler.
Padrão de Excelência

O novo gerente criou um padrão de excelência da qualidade dos alimentados oferecidos pelas franquias de comida. Ele realizava testes em laboratório utilizando os produtos e serviços dessas empresas.

Prova dos sabores dos novos molhos.
Prova dos sabores dos novos molhos.

Os chefs e cientistas da Madrigal deveriam provar todas suas comidas inventadas antes delas serem oferecidas nas lojas para os consumidores.

Laboratório de desenvolvimento de comidas.
Laboratório de desenvolvimento de comidas.

Leia também! Mirando Corporation

Sonho Americano

A expansão para o território norte-americano fortaleceu o nome do conglomerado internacionalmente. A empresa investiu pesado na produção e distribuição local dos seus produtos e serviços.

A sede corporativa regional no continente se localizava em Houston, Texas. A proximidade com o vizinho México influenciou a escolha do lugar.

Sede regional no Texas.
Sede regional no Texas.

Lydia Rodarte-Quayle (Laura Fraser) foi a executiva responsável pelo gerenciamento das franquias do conglomerado nos Estados Unidos.

A gerente regional Lydia Rodarte-Quayle.
A gerente regional Lydia Rodarte-Quayle.
O Conselheiro

A rede Los Pollos Hermanos era a maior subsidiária de fast food do grupo alemão. O modelo de negócios da empresa era o case de sucesso de uma empresa mexicana em ascensão nos EUA.

Leia também! Los Pollos Hermanos

Marca registrada.
Marca registrada.

A gerente regional Lygia criou uma relação de amizade e confiança mútua com o sócio-fundador da rede de frango frito de Albuquerque, Novo México, o empresário e filantropo Gus Fring (Giancarlo Esposito).

A parceria de negócios entre a Lydia e o Gus.
A parceria de negócios entre a Lydia e o Gus.

O Gus Fring fez parte do conselho deliberativo da Madrigal Electromotive quando ainda era vivo e presidente da Los Pollos Hermanos.

Gus Fring em uma reunião do conselho deliberativo.
Gus Fring em uma reunião do conselho deliberativo.
Segurança

A influência do Sr. Fring dentro da corporação era muito grande. Quando o braço regional entrou em uma crise interna de segurança, ele orientou a gerente a contratar o policial aposentado e homem de confiança Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks) para supervisionar as instalações da empresa.

Lydia com Mike Ehrmantraut.
Lydia com Mike Ehrmantraut.

Leia também! Atlas Corporation

Logística Interna

O Mike foi contrato para melhorar a logística da distribuição de entregas e recebimentos dos produtos manufacturados dentro da companhia.

Negócios Paralelos

O empresário Gus Fring precisava de alguém de confiança com acesso livre dentro deste departamento para realizar seus negócios paralelos de forma segura e sem chamar atenção das autoridades.

Mike em um armazém da empresa.
Mike em um armazém da empresa.

Ele usou os grandes centros de distribuição e as frotas de caminhão da Madrigal Electromotive em seus negócios paralelos.

A Queda do Frango Frito

Empresa de Fachada

A rede de frango frito Los Pollos Hermanos era na verdade uma empresa de fachada para o tráfico de drogas entre as fronteiras norte-americana e mexicana.

As lojas eram usadas para lavagem de dinheiro e serviam como pontos de encontro para reunião dos sicarios (matadores de aluguel) do cartel de drogas mexicano.

Ataque a um caminhão da Los Pollos Hermanos.
Ataque a um caminhão da Los Pollos Hermanos.
Investigações Criminais

O DEA desconfiava o lucro excedente da rede de frango frito. Ela investigou e desmantelou um império de drogas comandado pelo Gus Fring no sul dos Estados Unidos.

As investigações policiais apontaram conexões com membros da diretoria do conglomerado alemão.

Nome da empresa mencionado no quadro investigativo.
Nome da empresa mencionado no quadro investigativo.

A gerente regional Lydia Rodarte-Quayle participava ativamente na distribuição das drogas e o gerente geral Peter Schuler fazia vista grossa para o “sucesso” da Los Pollos Hermanos.

Consequências

A rede Los Pollos Hermanos foi fechada e retirada do portfólio da coporação. Convenientemente, o gerente geral cometeu suicídio para não ser preso quando foi convocado para depor.

Retirada do letreiro da Los Pollos Hermanos na sede.
Retirada do letreiro da Los Pollos Hermanos na sede.

Os sócios e as ações da corporação foram investigados. Todas atividades consideradas ilícitas foram esclarecidas para a polícia e para os acionistas antes de serem encerradas.

Reunião entre os sócios, os acionistas e os investigadores.
Reunião entre os sócios, os acionistas e os investigadores.

A Química do Mal

Madrigal Electromotive é uma corporação fictícia que apareceu nas aclamada série Breaking Bad, da AMC e no spinoff Better Call Saul, da Netflix.

Segundo episódio da quinta temporada da série Breaking Bad.