Weyland Corp

Uma busca interstelar por um futuro melhor para a humanidade, transformada em um confronto direto contra os deuses.

A Interstelar Weyland Corp

Fundação

Em 11 de outubro de 2012, o empreendedor Peter Weyland (Guy Pearce) fundou a Weyland Corp para de atuar na exploração, colonização e manutenção humana do espaço sideral.

Apresentação sobre a colonização em Marte.
Apresentação sobre a colonização em Marte.

Três anos depois, em 2015, ela lançou a primeira missão espacial industrializada. A missão consistiu na instalação de um painel solar na órbita da Terra.

O painel foi instalado usando inclinação axial do planeta permitindo criar um solstício de verão perpétuo e obtenção de energia solar permanente.

Leia também! Lunar Industries

Esta missão solidificou a Weyland Corp como um grande player no mercado de energia renováveis e de exploração espacial. Garantiu também, o primeiro bilhão para o inovador Peter Weyland.

TED Talk 2023.

Novos Deuses

O Criador

O Peter Weyland era um britânico, filho de uma professora especialista em mitologia e de um engenheiro autodidata, nasceu em Mumbai, Índia.

Na sua adolescência, foi a 12º pessoa no mundo a receber um transplante de uma traqueia sintética construída a partir de células-troncos. A partir deste momento, ele ficou fascinado com a possibilidade em salvar e conceber vidas.

Bilionário e muito bem estabelecido, o visionário gênio arrogante com Complexo de Deus começou a investir no desenvolvimento e produção de andróides.

Leia também! Callister, Inc

A produção de andróides avançados surgiu na terceira década do século XXI com a apresentação do protótipo David (Michael Fassbender), um andróide assistente.

Apresentação do David 8.
Apresentação do David 8.

A Criatura

O David 4 foi o primeiro modelo comercial da companhia. Ele era um andróide avançado que havia recebido ajustes significativos que facilitavam sua interação com os humanos.

Apresentação do David 8.

Durante as viagens espaciais, as naves disponibilizavam cápsulas de hibernação para os tripulantes humanos, contavam com o assistente virtual inteligente Mãe e eram auxiliados manualmente pelos andróides.

Cápsula de hibernação.
Cápsula de hibernação.

Leia também! Tyrell Corp

Antigos Deuses

A Busca pelos Engenheiros

A dupla de arqueólogos Dra. Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) descobriram um mapa estelar presente em várias culturas antigas diferentes não conectadas entre si.

Mapas interstelares antigos.
Mapas interstelares antigos.

Eles interpretaram a descoberta como um convite dos precursores da humanidade, apelidados de Engenheiros. O mapa mostrava o caminho até a distante lua LV-223.

O empresário viu a descoberta como uma oportunidade para encontrar os precursores da humanidade e patrocinou a viagem interstelar.

Os arqueólogos receberiam os créditos e todos os materiais coletados pertenceriam a Weyland Corp.

A nave USCSS Prometheus.
A nave USCSS Prometheus.

Projeto Prometheus

O nome do projeto foi baseado no titã grego Prometeu que roubou o fogo dos deuses e o deu à humanidade. O projeto tinha interesse, de alguma forma, retribuir esse favor.

A missão foi a viagem interstelar mais distante realizada pelos seres humanos no espaço. Todo esforço prometia grandes dividendos financeiros aos investidores e conhecimento para humanidade, como mapeamento de novos sistemas estelares.

Exploradores do Projeto Prometheus.
Exploradores do Projeto Prometheus.

O risco alto envolvido possibilitou a empresa a contratar os profissionais mais qualificados, dedicados e excepcionais em diferentes áreas.

Traje espacial.
Traje espacial.

USCSS Prometheus

A Nave

O USCSS Prometheus da classe Heliade foi o veículo de exploração espacial projetado pela Weyland Corp para a missão.

A nave revolucionária podia viajar na velocidade da luz e era o modelo mais avançado lançado na época.

O pouso da nave.
O pouso da nave.
Equipamentos e Veículos

A nave estava carregada dos melhores e mais avançados equipamentos para exploração espacial. Havia uma ala médica de primeira linha e veículos blindados para qualquer terreno.

Veículo de transporte de passageiros Weyland RT01.
Veículo de transporte de passageiros Weyland RT01.
A Tripulação

A tripulação da nave contava com pilotos experientes, uma equipe técnica de cientistas, mecânicos, uma tropa de mercenários, pessoas ligadas a corporação e o um andróide assistente.

Equipe técnica qualificada.
Equipe técnica qualificada.

Leia também! Atlas Corporation

O capitão Idris Janek (Idris Elba) era o responsável pela nave e pela segurança da tripulação. Quem mandava mesmo era a diretora da missão Meredith Vickers (Charlize Theron).

O capitão Idris Janek no momento de descontração.
O capitão Idris Janek no momento de descontração.

A diretora Vickers era a filha do próprio Peter Weyland. Ela foi inserida na missão pela empresa para cuidar e controlar as ações do pai junto com o andróide David 8.

Meredith Vickens na ponte de comando.
Meredith Vickens na ponte de comando.

O empresário era o financiador do projeto e fez questão de participar da missão apesar da idade avançada. Ele tinha uma ala privada nos aposentos da sua filha e o restante da tripulação não sabia da sua presença.

Peter Weyland e a filha.
Peter Weyland e a filha.

Consequências

Fusão com a Yutani Coporation

A nave Prometheus e sua tripulação foram dados como desaparecidos e mortos em missão levando consigo o sócio-fundador e sua herdeira.

Placa de identificação encontrada da Dra. Elizabeth Shaw.
Placa de identificação encontrada da Dra. Elizabeth Shaw.

A patente do andróide David estava em disputa com a japonesa Yutani Corporation e sem a presença dos principais acionistas declarados mortos, a solução encontrada pelos investidores foi vender a Weyland.

Marca da Weyland Corp na impressão digital do David.
Marca da Weyland Corp na impressão digital do David.

A Yutani ficou interessada na aquisição da concorrente quando iniciou o processo de compra, recebeu todos os dados e informações sigilosos da Weyland Corp.

Entrevista da Elizabeth Shaw para o Projeto Prometheus.

Em 2099, foi anunciada a fusão das duas megacorporações, a Weyland-Yutani. O modelo David foi aposentado e substituído pelo Walter.

O andróide Walter.

Leia também! Wallace Corporation

Na Cultura Pop

O franquia Alien

A Weyland-Yutani foi mostrada pela primeira no filme Alien, o Oitavo Passageiro, do diretor Ridley Scott. A franquia de filmes foi um sucesso e o que possibilitou o desenvolvimento do prequel Prometheus, quando a empresa ainda se chamava Weyland Corp.

Cartão de visitas distribuído na WonderCon.

Origem Descartada

O Aliens vs Predador, do diretor Paul W.S. Anderson, mesclou os monstros dos clássicos Alien, o Oitavo Passageiro e O Predador em um filme.

Este filme foi lançado antes de Prometheus e mostrou diferentes origens para a corporação antes de serem descartados do cânone oficial.

A primeira diferença foi o nome da corporação pré-fusão com a japonesa. A empresa se chamava Weyland Industries.

Logotipo da Weyland Industries.
Logotipo da Weyland Industries.

A segunda mudança foi o Charles Bishop Weyland ter fundado a corporação. O ator Lance Henriksen que interpretou o personagem Charles Bishop nas sequências Aliens, o Resgate (andróide) e Alien³ (cientista) atuou como o fundador.

Charles Bishop Weyland em destaque na capa de revista científica.
Charles Bishop Weyland em destaque na capa de revista científica.

A Sra. Yutani também aparece no final sequência Alien vs. Predador 2: Requiem.

Os filmes Prometheus e Alien Covenant foram retcons da origem da Weyland Corp e Weyland-Yutani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *