Em um Futuro Próximo…
Prólogo
Pré-Wallace Corporation
Em momentos de grandes crises, surgem grandes inovações e empreendedores.
Diversos acontecimentos afetaram a humanidade e sociedade ocidental no início do século XXI possibilitaram a Wallace Corporation surgir no momento ideal e se tornar a empresa mais lucrativa do mundo.
Os Replicantes da Tyrell Corp
Trabalho Escravo
Os replicantes serviam como escravos que trabalhavam em lugares extremos e hostis no Universo. A expansão espacial pode ser mais eficiente e sem causar fatalidades humanas, eles era descartáveis.
O modelo Nexus-7 da Tyrell Corp foram os primeiros a se rebelarem ao questionar seus prazos de validade e suas condições de trabalho. A revolta gerou o impedimento da sua entrada no planeta Terra.
O modelo Nexus-8 deveria substituir a humanidade. Não tinha vida curta programada e podia não saber que era um replicante, somente se fosse interrogado corretamente.
Humanos x Replicantes
A Revolta Replicante e os Movimentos Supremacistas Humanos
O novo modelo era melhor, mais forte e mais inteligente que os humanos, isso prolongou o conflito entre replicantes rebeldes e humanos e gerou movimentos supremacistas humanos.
Todos os modelos Nexus-7 e 8 estavam registrados no database do Registro Replicante e isso possibilitou grupos racistas identificarem, encontrarem matarem os replicantes clandestinos na Terra.
A Batalha de Calantha
A Revolta Replicante se intensificou nas colônias espaciais do Off-World. A Batalha de Calantha foi brutal, considerado o maior conflito na época. Replicantes militares rebeldes lutaram contra replicantes obedientes, muito morreram.
Os rebeldes imigraram ilegalmente para a Terra e esconderam em plena vista. Também, ajudavam os replicantes civis contra os Movimentos Supremacistas Humanos.
Os Blade Runners
A força tarefa policial de elite responsável pela caça dos replicantes ilegais e desonestos, se chamava blade runners. Sem muita conversa ou remorso, eles aposentavam os replicantes secamente.
A pressão popular de movimentos anti-replicantes aumentou muito, os blade runners deveriam atender essa demanda e diminuir a violência contra os modelos inocentes.
Essa força tarefa era muito eficiente e contava com inúmeros informantes. Todos utilizavam o Registro Replicante para identificar os replicantes ilegais.
Los Angeles – 2022
O Apagão de 2022
Em maio de 2022, os replicantes e humanos simpatizantes conseguiram realizar dois ataques coordenados simultâneos eficientes em Los Angeles para tentar acabar com as perseguições.
O ataque menor foi um atentado nas instalações do Registro Replicante que destruiu todos os dados digitais replicantes, impossibilitando os blade runners e supremacistas a encontrarem os ilegais.
O ataque maior foi nuclear e sobre a Costa Oeste americana. Este ataque contaminou diversas cidades com radiação, como Las Vegas e causou um grande pulso eletromagnético sobre a região, causando o Apagão de 2022.
Grandes metrópoles jamais se recuperaram do ataque e da crise posterior, como San Diego que virou um grande lixão.
A dissolvição da Tyrell Corp ocorreu depois da proibição da fabricação de novos replicantes. A sociedade ocidental no planeta Terra entrou em colapso.
O curta-animado Blackout 2022 mostrou esses acontecimentos. Ele foi ambientado entre os filmes Blade Runner e Blade Runner 2049.
A Fundação da Wallace Corporação
A Salvação
Em 2025, o visionário Niander Wallace fundou a Wallace Corporation para encerrar a crise global: a fome e o fornecimento de energia.
A Wallace Corporation foi a pioneira em avanços genéticos em alimentos modificados e realizou grandes inovações na agricultura sintética.
O Salvador
O fundador Niander Wallace (Jared Leto) era considerado um filantropo e salvador benevolente pela maioria das pessoas. Ele compartilhou as patentes gratuitamente para atender sua missão.
A sua figura messiânica permitiu que ele expandisse a empresa mais facilmente ao redor do mundo e nas colônias espaciais.
A Aquisição da Tyrell Corp
Nova Sede
Em 2025, a Wallace Corporation ficou interessado na tecnologia replicante e adquiriu os restos da falida Tyrell Corp.
A Wallace transferiu sua sede corporativa para as icônicas pirâmides da Tyrell Corp em Los Angeles. O local era também o banco de armazenamento dos últimos dados sobre a tecnologia replicante.
Aperfeiçoamento da Tecnologia Replicante
O Niander Wallace se inspirou muito no seu antecessor, o Dr. Eldon Tyrell, fundador da Tyrell Corp, ambos compartilhavam o mesmo problema mental, ambos tinham Complexo de Deus.
Ele era um deus para a humanidade e queria superar mais ainda e se diferenciar da sua inspiração, desenvolver novos replicantes obedientes.
Na década de 2030, a Wallace Corporation desenvolveu novos replicantes mais compatíveis e obedientes. O fundador era Deus e os novos modelos Nexus-8 eram seus anjos. Esses novos modelos também priorizavam a vida humana.
Revogação da Proibição dos Replicantes
O Wallace conseguiu convencer o governo que os avanços no controle dos replicantes, juntamente com a necessidade existencial de colonizar novos mundos, tornavam a reintrodução de replicantes segura e necessária.
Essa autorização pavimentou o caminho para a introdução do Nexus-9 e a revogação da proibição dos replicantes em 2036.
“Todo salto civilizatório foi construído através da força de trabalho descartável e somente eu posso fazer tantos.”
– Niander Wallace –
O curta 2036 Nexus Dawn, prequel de Blade Runner 2049, mostrou a apresentação do novo modelo Nexus-9.
Diversificação dos Produtos
Digital Companion
A Wallace Corporation projetou a Digital Companion (ou DiJi), um companheiro holográfico totalmente personalizável para servirem como modelos em publicidades e assistência virtual.
Um modelo feminino conhecido com muita personalidade, perfeita para homens solitários e totalmente personalizável, era a Joi (Ana de Armas).
Ela deveria atender as necessidades do utilizador, podendo ser um dona de casa durante o dia e atender as carências do mesmo ao parear sua consciência com uma replicante prostituta para a realização do ato sexual de forma física.
Para evitar as limitações dos companheiros halográficos em lugares fixados, a corporação desenvolveu um dispositivo que permitia a Joi se tornasse portátil e pudesse ter sensações físicas.
A Joi foi uma previsão do futuro da sexualização do uso da realidade virtual e da inteligência artificial. O Pornhub já produziu filmes pornô em 360º para serem vistos com óculos VR e também existem brinquedos sexuais que podem recriar sensações quando utilizados a distância.
Memórias e Emoções Fabricadas
As relações entre humanos e outros seres conscientes precisava ser importante, sejam eles inteligências artificiais ou replicantes.
A inserção de memórias fabricadas detalhas nos replicantes, gerava mais empatia aos humanos.
A Dra. Ana Stelline (Carla Juri) era a responsável pelo Stelline Laboratories. Ela era a melhor fabricante de memórias artificiais e a Wallace Corporation contratou ela com exclusividade para inserir memórias nos replicantes Nexus-9.
Ela afirmava que reaproveitar uma memória de uma pessoa real poderia gerar conflito interno no replicante e consequentemente, criar uma nova revolta replicante aberta.
O Milagre
Caçada ao Sapper Morton
Los Angeles – 2048
Os blade runners continuavam na ativa. A LAPD (Departamento de Polícia de Los Angeles), inclusive utilizava um replicante para essa função.
O replicante médico de combate Sapper Morton (Dave Bautista), fugitivo da Batalha de Calantha foi identificado e denunciado a polícia depois dele arrumar uma confusão no mercado do centro da cidade. A polícia enviou o replicante KD6-3.7 (ou K) para encontrá-lo e caçá-lo.
O Sapper Morton apareceu pela primeira vez no curta-metragem 2048 Nowhere to Run.
Califórnia – 2049
O replicante ilegal tinha registros na policia que ligavam ele a um movimento de resistência replicante.
O policial K encontrou o Sapper escondido nas regiões agrícolas sintéticas da Califórnia criando nematodes, minhocas artificiais ricas em proteína.
O oficial replicante K (Ryan Gosling) derrotou o replicante veterano de guerra ilegal e antes de executá-lo, o replicante ilegal o xingou de traidor da própria espécie e morreu afirmando que havia visto um milagre.
Tecnologia Perdida
O milagre era a tecnologia replicante perdida da Tyrell Corp que possibilitava a reprodução biológica. Os registros e patentes dessa tecnologia se perderam no Apagão de 2022.
O Wallace estava a anos tentando e falhando em replicar o mesmo feito. Ele era um deus frustado e limitado.
Apenas os membros da Resistência Replicante e o pai da criança, o ex-blade runner aposentado Rick Deckard (Harrison Ford) sabiam sobre esta criança.
Prenúncio de uma Guerra
O policial K era uma propriedade da LAPD. Depois de todas missões, ele deveria ser interrogado no Teste Voight-Kampf pelo departamento com o uso polígrafo que identificasse corrupções emocionais em replicantes.
A investigação deveria ser sigilosa e quando o empresário soube das descobertas, ele utilizou a sua replicante favorita, assistente e assassina Luv (Sylvia Hoeks) para sujar as mãos e encontrar a criança.
O filme Blade Runner 2049, diretor Denis Villeneuve, conta a história a partir da descoberta dos restos mortais da replicante que gerou uma criança e as buscas por ela.